[weglot_switcher]

Tecnologia contribui para a estagnação generalizada dos salários

Um relatório do grupo Hays divulgado esta terça-feira conclui que as mudanças estruturais no mercado de trabalho estão a aumentar o emprego, mas a causar um fenómeno global de estagnação de salários.
23 Setembro 2019, 18h57

“O facto da queda das taxas de desemprego não ser acompanhada de um aumento dos salários está a causar um fenómeno global de estagnação de salários”. Esta é a principal conclusão da oitava edição do Hays Global Skills Index, divulgado esta segunda-feira, 23 de setembro, pela empresa de recrutamento especializado Hays, em colaboração com a Oxford Economics.

O relatório avalia 34 mercados de trabalho profissionais e investiga as macrotendências, desafios e oportunidades que a força de trabalho enfrenta a nível mundial. Um destes desafios é o rápido desenvolvimento tecnológico e está, segundo o relatório, a contribuir para o agravamento do subemprego e para a desajuste de talentos, à medida que os empregadores lutam para encontrar profissionais qualificados para preencher as ofertas.

Segundo o documento, a tecnologia também está a contribuir para a estagnação generalizada dos salários, mesmo nas economias avançadas do mundo. “A estagnação salarial atual mostra que os altos níveis de emprego não estão associados ao aumento dos salários e, em vez disso, decorrem de mudanças estruturais no mercado de trabalho”, justifica.

No mercado de trabalho altamente qualificado, as condições permaneceram semelhantes às do ano passado. No entanto, as tendências são de estagnação salarial, subemprego – onde as pessoas que desejam trabalhar em período ‘full-time’ não estão a fazê-lo – e desajuste de talentos em diferentes localizações geográficas.

Num cenário de crescente incerteza económica de progresso tecnológico contínuo, como o atual, aconselha-se os empregadores a “investir em formação de longo prazo, minimizar o subemprego por meio da alocação estratégica de capital humano e capacitar a força de trabalho global para ter sucesso em meio às mudanças nas condições de trabalho”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.