A Bandora, empresa portuguesa pioneira na transformação digital dos edifícios, através de soluções de Inteligência Artificial (IA) que otimizam a sua eficiência energética, chegou a New Jersey, Estados Unidos da América. O projeto-piloto decorreu nas cadeias de fast food Daves Hot Chicken e Dunkin’ Donuts com a Lufrankton LLC, grupo de franchising que gere mais de 57 lojas na costa leste dos EUA.
A empresa fala “num passo importante no seu processo de internacionalização”.
A chegada aos Estados Unidos foi impulsionada pelo recente investimento de 100 mil euros da HearstLab, o braço de investimento da Hearst Corporation, um dos maiores grupos de media, informação e serviços do mundo com presença em 40 países, via convertible note. A primeira ronda de investimento para apoiar a expansão está agendada para o último trimestre deste ano.
A Bandora detalha que a operação teve início em dezembro de 2024, com foco em duas lojas estratégicas, devido ao elevado tráfego da Dunkin’ Donuts e da Dave’s Hot Chicken. Durante os meses seguintes, foram medidos os consumos energéticos dos sistemas de climatização das lojas e comparados com os consumos de referência. Os resultados refletiram o sucesso da operação, visto que foi possível constatar de imediato uma redução média de 50% e 30% respetivamente do consumo energético destes edifícios no primeiro mês e uma média de 50% de redução a partir do segundo mês.
Márcia Pereira, CEO da Bandora, citada no comunicado, diz que “trabalhar com estas cadeias deu-nos a oportunidade de provar a eficácia da nossa tecnologia em ambientes exigentes, com grande volume de clientes e em múltiplas localizações”.
“Estamos muito entusiasmados com estes resultados excecionais e com as novidades que estão por vir, que refletem a confiança de novos parceiros na integração de uma solução tecnológica inovadora, que ajuda a revolucionar a eficiência energética dos seus edifícios e que assenta num modelo de negócio que privilegia o lado da procura”, acrescenta a responsável.
Estas lojas recebem diariamente entre 28 mil e 57 mil clientes, pelo que as poupanças energéticas em edifícios destas dimensões reduzem significativamente tanto o impacto ambiental, como os custos operacionais, explica a Bandora.
“Desta forma, o sucesso da fase-piloto está a encaminhar a expansão da parceria para mais localizações dos Estados Unidos, incluindo Massachusetts e Florida. Espera-se, ainda, que o próximo setor a ser aprofundado, a par do da restauração, seja o do retalho”, lê-se na nota.
Para além de estar presente em Portugal, a Bandora encontra-se, atualmente, em Espanha, no Brasil e nos Emirados Árabes Unidos, estando em vista a presença na República Dominicana e na Colômbia. Este processo de internacionalização reforça a posição da empresa tecnológica como referência global em smart building technology.
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