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Tecnologia portuguesa esclarece dúvidas online sobre a Covid-19

O “Assistente Digital Covid-19” foi lançado esta quinta-feira por um consórcio entre a Escola de Medicina da Universidade do Minho, a Faculdade de Medicina Universidade do Porto, a startup bracarense Automaise e a ‘spin-off’ HLTSYS.
2 Abril 2020, 14h51

Há mais uma ferramenta digital para auxiliar os portugueses nesta pandemia. O “Assistente Digital Covid-19” está online a partir desta quinta-feira e pretende ser mais uma forma de os cidadãos tirarem dúvidas sobre a doença e, eventualmente, despistarem infeções pelo novo coronavírus sem saírem de casa.

A tecnologia nasceu de um consórcio entre a Escola de Medicina da Universidade do Minho, a Faculdade de Medicina Universidade do Porto, a startup bracarense Automaise e a spin-off HLTSYS – Healthy Systems.

Baseado em Inteligência Artificial, através dos algoritmos disponibilizados pela Direção-Geral da Saúde, visa fazer uma primeira triagem e perceber qual a melhor atitude a adotar. Ou seja, não é uma solução oficial da autoridade de saúde nacional e não substitui a resposta autorizada da linha SNS 24 (808 24 24 24).

“Antes de começar a avaliar os seus sintomas, precisa saber que este chat não substitui a opinião de um médico. Em caso de dúvida, consulte o seu médico de família ou o médico que o acompanha regularmente”, alerta o chatbot assim que se entra na plataforma. O serviço responde a questões, como por exemplo: “Como se transmite?” e está disponível gratuitamente através de um website e do Messenger na página de Facebook do Centro de Medicina Digital P5.

“O assistente digital permite fazer a triagem dos sintomas apresentados, responder a perguntas frequentes colocadas pelos utentes e dar recomendações sobre como evitar o contágio e manter-se saudável. A criação deste modelo algorítmico permite melhorar a resposta a dúvidas frequentes e orientar as pessoas para informação cientificamente validada”, garante o consórcio, em comunicado.

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