[weglot_switcher]

Tecnologia: Salário cada vez mais equilibrado entre homens e mulheres

A Web Summit divulgou os resultados de um questionário sobre a diferença de género na tecnologia e o desenvolvimento salarial. Cerca de 32% não concorda que exista equilíbrio entre o número de colaboradores dos dois géneros no local de trabalho.
Harry Murphy/Web Summit
6 Novembro 2019, 16h01

Com a mega-cimeira tecnológica a decorrer em Lisboa durante esta semana, as atenções estão focadas em diversos aspetos, sendo um deles o empreendedorismo feminino em empresas tecnológicas, como é o exemplo da portuguesa Daniela Braga, CEO e fundadora da empresa DefinedCrowd, que pisou o palco central da Web Summit.

No entanto, como em todos os setores, um dos focos situa-se também na igualdade salarial, uma vez que as mulheres também recebem menos que os homens ao desempenharem as mesmas funções. Ainda assim, existem alguns sinais de que esta situação está a mudar, elevando as expectativas para positivas.

Os organizadores da Web Summit divulgaram esta quarta-feira, 6 de novembro, que corresponde ao terceiro dia de evento, os resultados de um questionário sobre a diferença de género na tecnologia e o desenvolvimento salarial. Cerca de 42% dos inquiridos defendem que a diferença entre géneros tem sido cada vez mais equilibrada, enquanto 32% não concorda que exista equilíbrio entre o número de colaboradores dos dois géneros no local de trabalho.

No que respeita ao salário, 46% sustenta que recebe o mesmo que os seus colegas do género masculino, sendo que 32% afirma que isso não acontece. Este é um aumento tendo em consideração que no ano passado apenas 37% garantiam receber o mesmo que os seus colegas homens.

“As pessoas estão a lutar cada vez mais no que toca à desigualdade de género, por isso é altura de apontar para melhor”, sustenta. Assim, o estudo concluiu que a maioria das mulheres se sente respeitada, confiante e empoderada nos cargos que desenvolvem.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.