[weglot_switcher]

Tecnológica portuguesa une-se a projeto internacional para transformar edifícios no mercado energético

A Builtrix juntou-se ao projeto WeForming, uma iniciativa financiada pelo Horizon Europe, que visa transformar os edifícios de consumidores passivos de energia em edifícios inteligentes formadores de redes.
15 Setembro 2025, 12h17

A tecnológica portuguesa Builtrix, especializada em inteligência energética juntou-se ao projeto internacional WeForming, uma iniciativa financiada pelo Horizon Europe, que visa transformar os edifícios de consumidores passivos de energia em edifícios inteligentes formadores de redes.

Este projeto tem como base o desenvolvimento de ferramentas digitais, as estruturas de interoperabilidade e os modelos de negócio necessários para integrar edifícios como participantes ativos em redes e mercados de energia.

O projeto junta 17 parceiros de nove países para cocriar soluções que tornem os edifícios interoperáveis, resilientes e capazes de contribuir para o ecossistema energético mais amplo.

A Builtrix lidera em Portugal o projeto-piloto no Palácio do Gelo Shopping, em Viseu, com uma área construída de 175 mil m² e uma potência contratada de 5,5 MW. 

O Palácio do Gelo integra uma central de cogeração (CHP), unidades de geração a gás, armazenamento de gelo e tecnologias avançadas de tratamento de água.

Javad Hatami, cofundador e CEO da Builtrix, refere que “este projeto piloto em Viseu demonstra como é que um edifício comercial pode ir além da gestão energética tradicional e tornar-se um participante ativo no ecossistema energético local”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.