Os resultados anuais da tecnológica SAP em relação ao ano fiscal de 2024 refletem o aumento de 29% das encomendas atuais de soluções na cloud (a câmbios constantes), atingindo os 18,1 mil milhões de euros, que se refletiu no crescimento de 10% da receita total, tanto em termos reportados quanto a câmbios constantes em 2024, alcançando os 34,18 mil milhões.
“O quarto trimestre representou um forte fim de ano, com metade das entradas de pedidos de cloud, incluindo IA. Analisando o último ano, excedemos os nossos objetivos em soluções na cloud, acelerando o crescimento das receitas e da atual carteira de encomendas na cloud mesmo partindo de uma base muito maior. O total da carteira de encomendas de serviços de computação na cloud ascende agora a 63 mil milhões de euros, um aumento de 40%. O crescimento das receitas regressou aos dois dígitos. Olhando para o futuro, a nossa forte posição em dados e IA empresarial dá-nos uma confiança adicional de que iremos acelerar o crescimento das receitas até 2027”, disse o CEO da empresa, Christian Klein.
A SAP é, ainda, líder mundial indiscutível em IA empresarial e, em 2024, a SAP disponibilizou 130 casos de utilização de IA aos seus clientes e integrou 1.300 competências no copiloto Joule, que pode agora automatizar 80% das tarefas mais utilizadas. Mais de 34.000 clientes utilizam, agora, a solução SAP Business AI, como é exemplo disso a Campari, BT Group e o Standard Chartered Bank.
“Em Portugal, orgulhamo-nos do impacto positivo que geramos, trabalhando com clientes e parceiros para enfrentar os desafios atuais e construir o futuro. Em 2024, a SAP consolidou-se como referência em serviços Cloud, lançando novos projectos de transformação com clientes como Cimpor, Delta, EDP, Galp, Greenvolt, Novobanco, REN, Sogrape, Sugal, Trivalor e Vicaima”, afirma Nuno Saramago, diretor-geral da SAP Portugal.
“Este ano foi também de evolução interna, com a simplificação de processos, o fortalecimento da cultura de crescimento e o investimento no talento das nossas equipas. Acreditamos que, em 2025 e nos anos seguintes, continuaremos a inovar, liderar e a crescer de forma sustentável e rentável. Para que a Europa seja competitiva à escala global, é essencial priorizar a criação de valor sobre a complexidade regulatória. Precisamos de políticas mais ágeis, que simplifiquem o ambiente de negócios, reforcem o mercado único e incentivem a inovação e o crescimento das empresas”, acrescentou Nuno Saramago.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com