[weglot_switcher]

Tecnológicas animam Wall Street em vésperas de reunião da Fed

Dow Jones, Nasdaq e S&P 500 sobem todos à boleia da resiliência das tecnológicas, numa semana que reserva ainda uma decisão de política monetária da Reserva Federal.
Brendan McDermid / Reuters
12 Junho 2023, 21h20

Wall Street encerrou a primeira sessão desta semana a avançar. O índice industrial Dow Jones engordou 0,5% e o empresarial S&P 500 1%, mas foi o Nasdaq que mais avançou, animado pela valorização das tecnológicas. O índice escalou 1,5%.

Os resultados desta sessão foram encabeçados pela Apple e pela Alphabet – empresa-mãe da Google -, à medida que os investidores continuam a apostar nas blue chips tecnológicas em vésperas de decisão da Reserva Federal norte-americana (Fed).

O banco central norte-ameircano tem reunião agendada para esta quarta-feira e deverá decidir quanto ao rumo dos juros diretores. Analistas esperam que se dê, por fim, uma pausa nas subidas sucessivas da taxa de juro.

Já os dados da inflação nos EUA, que serão conhecidos esta terça-feira, não deverão impactar a decisão de Jerome Powell e companhia, mas o banco central pode optar por um caminho mais suave caso os números envidenciem um arrefecimento económico.

No mercado cambial, o Euro mantém uma trajetória de valorização face ao dólar, a subir 0,10%. A moeda comunitária vale agora 1,0760 dólares. Já a moeda norte-americana, por sua vez, avança sobre o iene japonês 0,18%.

Nas praças mundiais, pelas 21h30, o petróleo desvaloriza entre 3% e 5%. O barril de brent está a ser negociado por 71,97 dólares, um recuo de 3,77%. Já o texano WTI cai 4,18% nas tabelas para os 67,24 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.