[weglot_switcher]

Tecnológicas bateram estimativas no 3º trimestre

Apesar da perda de utilizadores nos EUA por parte do Facebook e da queda de 20% na venda de iPhones por parte da Apple, terceiro trimestre foi positivo para os gigantes tecnológicos.
30 Outubro 2020, 07h45

Google, Facebook, Amazon e Apple bateram as estimativas dos analistas na apresentação de resultados do terceiro trimestre do ano, com dados que animaram os investidores em Wall Street e que poderão atenuar outros fatores menos positivos e que estão e ensombrar as negociações do outro lado do Atlântico.

Do lado da Apple, as vendas do iPhone caíram 20% neste exercício fiscal mas os resultados financeiros (cujo fecho foi registado a 26 de setembro deste ano) revelaram uma receita recorde no trimestre no valor de 64,7 mil milhões de dólares. Quanto aos lucros, a Apple fechou este exercício fiscal com um crescimento de 3,9% nos lucros para 57,4 mil milhões de dólares.

Quanto à Alphabet, a empresa que controla a Google, também superou todas as expetativas, registando um crescimento de vendas e receitas de 14%. Bem acima das melhores perspetivas, a Alphabet apresentou receitas de 46,17 mil milhões de dólares no terceiro trimestre (julho a setembro) e, no mesmo período, voltou a registar um crescimento das vendas, num ano que começou tímido com as transações a serem afetadas pela pandemia da Covid-19. As empresas terão retomado a publicidade através da Google e esse pode ser um bom indicador para a retoma da atividade empresarial. A Alphabet teve um lucro de 11,25  mil milhões de dólares no 3º trimestre, uma subida de 59% em relação ao resultado de 7,068 mil milhões de dólares obtido em igual período do ano passado.

O Facebook, a rede social gerida por Mark Zuckerberg revelou esta semana que houve perda de utilizadores nos EUA, apesar de uma subida neste indicador a nível global. O Facebook melhorou lucros e receitas neste trimestre, tendo arrecadado 21.470 milhões de dólares no terceiro trimestre de 2020. De acordo com os resultados publicados nesta quinta-feira após o fecho de Wall Street, os utilizadores ativos do Facebook em todo o mundo aumentaram para 2.740 milhões por mês. Entre julho e setembro, a empresa de Mark Zuckerberg registou  um lucro por ação de 2,71 dólares. O Facebook teve um lucro de 7,84 mil milhões de dólares no 3º trimestre, uma subida de 29% face ao período homólogo. Já a Amazon triplicou o seu lucro no terceiro trimestre para 6,3 mil milhões de dólares face ao mesmo período do ano passado., mas antecipa 4 mil milhões de dólares de custos associados ao coronavírus.

A Amazon superou as previsões de consenso ao reportar um lucro por ação (EPS) de 12,37 dólares no terceiro trimestre, bem acima dos 7,41 dólares previstos. A receita de 96,150 mil milhões de dólares ficou acima dos 92,70 mil milhões previstos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.