[weglot_switcher]

Tecnológicas: Entre as “Sete Magníficas”, Amazon destacou-se em dez anos com valorização de 800%

A gigante de comércio eletrónico não é a marca mais valiosa entre as que mais valem, mas está a ter um fantástico desempenho no reconhecimento. A Amazon é três vezes mais valiosa que o conjunto das cinco maiores marcas de comércio eletrónico.
Amazon
30 Julho 2024, 19h05

As tecnológicas não têm medo de arriscar e isso vê-se no valor que estas cresceram na última década, e mesmo na capitalização bolsista que conseguiram arrecadar nos últimos 10 anos. Entre as maiores empresas de tecnologia há uma que mais se destaca por conta do seu valor enquanto marca.

Entre 2014 e 2024, no espaço de uma década, o valor de marca da Amazon disparou quase 800%, um pulo muito mais significativo que as restantes empresas de tecnologia inseridas no exclusivo clube das Sete Magníficas. Trata-se de um pulo superior em 200% ao valor recolhido pela Apple e superior a 400% face ao da Google.

Segundo uma análise do “Stocklytics”, o elevado valor da Amazon deve-se à “ampla gama de produtos, abordagem centrada no cliente e excelente rede de entrega”. Foi também a base deste negócio que conseguiu elevar a Amazon a tornar-se a plataforma para compras online nos Estados Unidos e um pouco por todo o mundo.

Atualmente, a plataforma de comércio online da Amazon soma mais de 310 milhões de utilizadores ativos. De acordo com dados da Statista, a gigante criada por Jeff Bezos (que já gerou vários spin-off ao longo dos anos) aponta com um valor de marca de 577 mil milhões de dólares.

Conta a “Stocklytics” que as receitas da Amazon cresceram perto de 630% desde 2014 até atingirem os 514 mil milhões de dólares no ano passado. Desde então, o valor que a marca Amazon carrega tem apresentado um crescimento ainda maior devido às marcas que tem associada, nomeadamente a Amazon Web Services, plataforma de cloud, e o Amazon Prime, plataforma de streaming.

Indicam os dados recolhidos pela “Stocklytics” que o valor global da marca criada por Bezzos, e hoje gerida por Andy Jassy, tem aumentado a uma média de 51 mil milhões de dólares anuais na última década.

Ainda assim, e apesar de um valor de marca inferior às outras Sete Magníficas, a gigante do comércio eletrónica foi a que mais cresceu nesta última década. A Amazon encontra-se atrás de marcas como Apple, Microsoft e Google.

Por exemplo, no mesmo período temporal a Apple viu o seu valor cresceu 591% (1,02 biliões de dólares), a marca Google subiu 374% (753 mil milhões de dólares) e a Microsoft valorizou 690% (712 mil milhões de dólares).

Em termos comparativos com as suas concorrentes, a Amazon vale três vezes mais que as cinco maiores marcas de comércio eletrónico combinadas: Alibaba vale 135 mil milhões; JD.com tem avaliação de 25,5 mil milhões; Pinduoduo vale 20,3 mil milhões; eBay tem um valor de 12,7 mil milhões; e Rakuten segue com 4,3 mil milhões de dólares.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.