[weglot_switcher]

Tem carro a gasóleo? Espere por segunda-feira para abastecer

Gasolina sobe 1,5 cêntimos por litro nas estações das petrolíferas. Já nas marcas brancas, as subidas atingem os dois cêntimos por litro.
17 Março 2019, 10h00

Nove semanas depois, sempre com subidas consecutivas, o gasóleo volta a descer. O combustível mais consumido pelos portugueses vai registar uma descida de 0,5 cêntimos de euro por litro, avançou ao Jornal Económico uma fonte do setor.

A gasolina, por sua vez, vai subir pela sexta semana consecutiva, com aumentos de 1,5 cêntimos de euro por litro na bombas de combustíveis das petrolíferas na próxima semana. Já nas bombas de marcas brancas, as subidas vão atingir os dois cêntimos de euro na próxima semana.

ticveConforme revelou o Jornal Económico esta semana, a diferença entre o gasóleo e a gasolina está em mínimos históricos. Abastecer um depósito a gasolina é mais caro do que atestar com gasóleo. Mas o estreitamento de preços tem vindo a acentuar-se. E, nos últimos quatro anos, a diferença de preço entre a gasolina e o gasóleo reduziu-se em 82%.

Na semana passada, a diferença entre um litro de diesel e um litro de gasolina encolheu para os 5,8 cêntimos,  segundo dados da Direção Geral de Energia e geologia (DGEG), o que representa um mínimo histórico. Ou seja, nunca a diferença entre os dois combustíveis foi tão curta.

Se recuarmos a 2015, por exemplo, a discrepância entre os dois combustíveis era de 32,5 cêntimos. O que quer dizer que, nessa altura, atestar um depósito com 50 litros de gasóleo ficava 16 euros mais barato que abastecer com gasolina.

Atualmente, e segundo os dados da DGEG, o preço médio do litro da gasolina 95 custa, em média, 1,475 euros, enquanto o litro do gasóleo vale 1,417 euros. A diferença, de 5,8 cêntimos por litro, equivale a uma poupança de pouco mais de 2,90 euros para o mesmo depósito de 50 litros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.