No seguimento de dois processos em tribunal movidos por grupos de consumidores alemães lesados pelo Dieselgate, a Volkswagen decidiu não recorrer da desição da Justiça e irá recomprar os modelos em causa, avança o Automotive News Europe (ANE), citando um comunicado emitido pela firma Rogert & Ulbrich, que representava os queixosos.
O ANE adianta ainda que a VW diminuiu a importância desta sentença, dizendo que a sua decisão de não recorrer foi uma exceção e se deveu apenas aos baixos valores dos modelos em causa. Da mesma forma, o construtor alemão espera que estas duas decisões não influenciem outros casos, advertindo que, se for necessário, usará do seu direito de recorrer de outras decisões judiciais.
A firma de advogados, com sede em Dusseldorf, disse que a VW optou por não recorrer em três ocasiões, referindo uma sentença proferida em Wuppertal em abril, ao passo que a VW refere que a decisão agora tomada se refere apenas a estes dois processos, em Arnsberg e Bayreuth.
Recorde-se que são várias as organizações de defesa do consumidor que têm feito pressão para obter compensações para os proprietários de modelos do grupo alemão envolvidos no Dieselgate e que a VW, apesar de ter admitido a sua culpa nos EUA, continua a reclamar não ter violado nenhuma lei na Europa, não se vendo na obrigação de compensar estes consumidores. Apesar disso, a VW comprometeu-se a reparar todos os modelos afetados até ao final do outono.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com