[weglot_switcher]

Temperaturas sobem hoje mas chuva regressa no fim de semana

Instituto Português do Mar e Atmosfera coloca esta sexta-feira em risco máximo de incêndio 18 concelhos do país.
16 Agosto 2019, 09h00

Os termómetros em Portugal continental vão subir esta sexta-feira e Castelo Branco, com uma máxima prevista de 38º C, pode mesmo ser a zona mais quente do país. Os distritos de Beja e Évora, com 37º C, e Portalegre, com 35º C, surgem logo depois. Lisboa pode chegar aos 30º C e o Porto não deverá ultrapassar os 23º C.

Devido ao calor, o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) coloca esta sexta-feira em risco máximo de incêndio 18 concelhos do país, a maior parte dos quais no sul e centro interior do país. Nesta região, os concelhos em risco máximo são Bragança, Tabuaço, em Viseu, Guarda, além de Marvão, Nisa e Gavião, em Portalegre.

Já no sul, os concelhos que apresentam maior risco de incêndio são Monchique, Silves, São Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim e Castro Marim, no distrito de Faro. Também estão em risco máximo os concelhos de Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova e Vila de Rei, em Castelo Branco, além de Abrantes, Mação e Sardoal, em Santarém.

A maior parte de Portugal está em risco moderado ou reduzido de incêndio, sobretudo a região norte e litoral oeste do país, aquelas que apresentam a situação menos gravosa dentro destes cinco níveis de risco de incêndio determinado pelo IPMA, que vão de reduzido a máximo.

O fim de semana deverá trazer uma descida ligeira das temperaturas e o regresso da chuva. De acordo com o IPMA, vai chover no arquipélago dos Açores no sábado e, no domingo, é a vez do norte do continente ser atingido por aguaceiros. Com uma máxima prevista de 37º C, o distrito de Évora será o mais quente do país durante o fim de semana.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.