A tempestade Kristin danificou mais de 500 postes de eletricidade em Portugal. A passagem da depressão Kristin pelo território português deixou um rasto de destruição, causando pelo menos seis mortos, vários feridos e desalojados.
A REN já tinha anunciado o derrube de 61 postes de Muito Alta Tensão, um novo recorde.
Agora, vem a E-Redes anunciar que 450 postes de Alta e Média Tensão foram partidos ou danificados pelas condições meteorológicas adversas.
A empresa também aponta que 24 subestação foram atingidas, com oito ainda por ligar.
A reposição total da rede é “ainda imprevisível de determinar”.
“As dificuldades de acessos ao terreno estão a condicionar a identificação de todos os danos causados, assim como a sua reparação. O recurso a drones e a helicópteros vai permitir uma melhor e mais precisa identificação da extensão total, mas tal só será possível quando as condições meteorológicas o permitam”, segundo a E-Redes.
“Verificámos um pico de cerca de 1 milhão de clientes afetados às 6 da manhã de ontem e neste momento estão 408 mil clientes sem energia, dos quais 290 mil no Distrito de Leiria, e 118 mil no resto do território continental, com maior incidência nos Distritos de Santarém (42 mil), Coimbra (34 mil), Portalegre (27 mil) e Castelo Branco (11 mil)”, pode-se ler.
A empresa responsável pela distribuição de eletricidade em Portugal (que liga a rede de transporte nacional às casas e empresas) aponta que a zona de Leiria foi a “mais afetada”, com queda de postes e linhas de Alta Tensão que “demoram mais tempo a reparar, nomeadamente por dificuldades de acesso e que limitam o restabelecimento do abastecimento na Média e Baixa Tensão, estando ativado o estado de Emergência por pare da E-REDES”.
O pior ainda não passou, pois as condições meteorológicas “mantêm-se adversas, o que motiva o aparecimento de avarias em outras zonas do país para além de Leiria”.
A companhia conta com 30 geradores instalados no distrito de Leiria, com mais 200 mobilizados. “Está a ser dada prioridade aos serviços essenciais, como saúde, água, saneamento e comunicações, no sentido de garantir a distribuição de energia. A somar a estes geradores está também deslocada para a região uma central móvel que vai permitir distribuir energia a mais clientes”.
A empresa garante que tem “equipas operacionais a trabalhar em contínuo no terreno, estando a haver um reforço de pessoas e equipamentos na zona Centro do país, vindos de outras áreas, continuando cerca de 1.200 operacionais no terreno”.
Para terminar, diz estar “empenhada na recuperação de todas as infraestruturas afetadas, em articulação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e autoridades relevantes, nomeadamente as autoridades governamentais”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com