Como é que tem usado a maior parte do seu tempo?
Se for como eu, a sua resposta será, muito provavelmente, a trabalhar.

Estar constantemente assoberbado de trabalho não é certamente um objetivo de vida estimulante. Assim, aceitar o trabalho como parte importante do tempo que é a nossa vida, envolve alinhar objetivos de vida e de trabalho, porque o tempo é o nosso ativo mais valioso, e deve ser usado com propósito.

Observe como usa o seu tempo. Idealmente o que o ocupa diariamente deve estar a contribuir para os seus objetivos, deverá ser algo que lhe dê prazer e propósito e que, de qualquer forma, escolheria fazer.

Fará sentido esgotar-se em tarefas intermináveis sem valor acrescentado? A saltitar entre atualizações fiscais, legais, setoriais, mundiais, sempre com a sensação que quer chegar a tudo e não é perito em nada? Passar a vida a correr atrás dos problemas?

Planear, agir e usar tecnologia, de forma sistematizada, é a chave para ganhar tempo, investir tempo, não perder tempo. O que é que poderia delegar, subcontratar, automatizar?

Há uns anos decidi focar-me numa das áreas de trabalho que menos despertara o meu interesse – compliance fiscal. Cumprimento de obrigações contabilísticas e fiscais no dia a dia de centenas de organizações. E porquê? Após anos investidos a trabalhar em áreas financeiras e fiscais e consciente que sempre detestei o tempo perdido no cumprimento de tarefas repetitivas, sem valor acrescentado e pouco interessantes (que este tipo de trabalho pode envolver), sabia que poderia fazer diferente. Gosto de resolver problemas e explorar soluções. O que me motivou foi, sobretudo, o desafio. O desafio de conseguir mudar formas de trabalhar e ganhar tempo de vida, vivida com propósito e interesse. O desafio de reinventar esta profissão.

E vim descobrir um novo mundo, uma nova forma de estar, no trabalho, e na vida. Imagine o tempo que ganha com processos mais eficientes, mais rápidos, com menos erros. Imagine-se a usar as suas capacidades de gerir um negócio, ou a sua vida, com base em informação útil, analisada, tratada, com valor… em vez de perder tempo de vida a preencher mil e uma vezes mil e um campos de mil e uma declarações fiscais, em modo automático.

Tem hoje à disposição tecnologia e experiência na análise e melhoria de processos e na automatização, que permite maior eficácia em inúmeras tarefas. É possível efetuar análises históricas de dados, extrapolar valores, estruturar fontes de informação, validar informação, assegurar qualidade, rapidez no cumprimento de obrigações… e ganhar horas de vida e de trabalho.

Delegue todas as tarefas possíveis, trabalhe com parceiros especialistas nas valências necessárias, aposte em tecnologia!

Agora que as férias vêm aí e tem algum tempo livre, veja como isso se relaciona com as suas ambições profissionais e pessoais.

O que é que sente que lhe rouba tempo e que poderia delegar, subcontratar, automatizar? Pense nisso!