Tesla expõe Model 3 pela primeira vez em Portugal, mas entregas só começam em 2019

O novo sedan familiar da Tesla, o Model 3, chegou a Portugal esta quarta-feira, e está exposto no showroom da Tesla Portugal, no El Corte Inglés, em Lisboa.

Foto cedida

O novo sedan familiar (automóvel) da Tesla, o Model 3, chegou a Portugal esta quarta-feira – mas apenas para ficar em exposição no showroom que a fabricante norte-americana tem no El Corte Inglés, em Lisboa. O Jornal Económico esteve na abertura da exposição, pelas 10 horas, que ficará aberta até às 22h30, e falou com a equipa da Tesla e com clientes sobre o modelo que recebeu mais de 325 mil reservas na primeira semana da sua apresentação. Contudo, as entregas fora dos Estados Unidos só devam começar no primeiro semestre de 2019.

O showroom da Tesla Portugal acolheu, à hora de abertura, cerca de três dezenas de potenciais proprietários e público em geral curiosos pelo Model 3. O entusiasmo era geral, apesar de um proprietário de um Tesla ter comentado com o jornal não compreender “a razão desta exposição, se não há novidades para dar”. Outros dois proprietários de um automóvel Tesla, visivelmente entusiasmados, afirmaram estar a pensar em encomendar um Model 3. “Estilo e desempenho”, os atributos que despertou o interesse de ambos.

Embora a Tesla ainda não tenha revelado quando serão entregues as primeiras unidades em Portugal, um elemento da equipa da Tesla, que explicava os pormenores do novo sedan da marca aos interessados, explicou que na primeira metade do próximo ano chegará à Europa um lote de 15.000 unidades.

Também os preços de venda não são conhecidos, mas no sítio da Tesla lê-se que o Model 3 tem “uma autonomia de 220 milhas a partir de somente 35.000 dólares, sem contar com incentivos”. Facto é que, por agora, a fabricante norte-americana não revelou nada de oficial.

O que se sabe do Model 3?

Assim que foi apresentado, o Model 3 recebeu mais de 325 mil reservas na primeira semana da sua apresentação tendo os resultados do último trimestre de 2018 revelado um impacto “histórico” do Model 3, de acordo com o comunicado aos acionistas da Tesla.

O Model 3 “foi o carro mais vendido nos EUA em termos de receita e o quinto carro mais vendido em volume. Com a produção média semanal do Model 3 durante (excluindo paradas programadas) de aproximadamente 4.300 unidades por semana, obtivemos lucro líquido GAAP [o padrão contável adotado pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA] de 312 milhões de dólares”.

Na sequência desses números, a margem bruta do Model 3 é superior a 20%, excedendo o guidance da Tesla.

Ler mais
Relacionadas

Tesla abre loja permanente em Vila Nova de Gaia

“A nova loja do Porto situa-se no piso zero do El Corte Inglés de Gaia, um local altamente visível, proporcionando uma visão aos compradores e transeuntes casuais de como é a vida para quem possui um Tesla”, lê-se no comunicado da fabricante.

Elon Musk está de saída da presidência da Tesla. Nova chairwoman já foi anunciada

Robyn Denholm, vem da operadora de telecomunicações australiana Telstra e está na administração da construtora Tesla desde 2014. Elon Musk mantém-se como CEO.

Tesla inaugura sistema de estações de carga rápida em Alcácer do Sal

O novo ‘supercharger’ da Tesla fica localizado na Estrada Nacional 5 e conta com dez pontos de carregamento individuais. Este é o quinto ‘supercharger’ que se encontra em território nacional.

Steven tem um Ferrari e aluga-o por 999 dólares por dia. ‘Airbnb dos carros’ chegou à Web Summit

Nos últimos anos, a indústria automóvel, até há pouco tempo concentrada nas grandes construtoras mundiais, abriu-se a outros agentes de mercado que, mesmo não construindo nem vendendo carros, oferecem soluções de transporte diferentes para os consumidores finais.
Recomendadas

Tecnológica IBM expande serviços de cloud híbrida com banca e saúde na mira

A “IBM Cloud Satellite” pretende permitir aos clientes – altamente regulados e com um grande volume de informação para processar -controlarem o armazenamento das suas informações e de grandes quantidades de dados online.

United Airlines encomenda 25 novos Boeing 737 Max para 2023

Os modelos 737 Max da companhia aérea estiveram sem voar desde março de 2019, depois de dois acidentes na Indonésia e na Etiópia terem causado a morte de 346 pessoas.

Malta reclama pagamento de impostos em dívida a empresa ligada a Isabel dos Santos

A autoridade tributária do país está a reclamar o pagamento de 191 mil euros de impostos à empresa de consultoria Kento Holding.
Comentários