A Tesla está na mira de Bruxelas no que respeita a investigação aos subsídios chineses à compra de veículos elétricos. Fontes próximas do processo contam ao espanhol “Cinco Días” que a fabricante norte-americana, e que produz a maioria dos automóveis na China, foi uma das empresas que beneficiou destes subsídios.
Em julho de 2021, a fabricante de Elon Musk disse que a fábrica de Xangai era o principal centro de exportação de veículos para o bloco europeu e restante mundo. De facto, a Tesla vendeu 93.700 veículos montados na China nos primeiros sete meses de 2023 em toda a Europa Ocidental, representando 47% das entregas totais.
O jornal espanhol denuncia ainda que a Tesla beneficia de vantagens face às suas concorrentes, uma vez que no mercado chinês tem isenções fiscais, empréstimos baratos e outras formas de subsídios. De facto, foram estes três fatores que levaram a que a China se tornasse no mercado mais importante da Tesla fora dos Estados Unidos.
Mas nem só a Tesla está presente an investigação. A alemã BMW e a francesa Renault, que têm joint-ventures com fabricantes chinês, também estão na mira da investigação anunciada por Ursula von der Leyen.
As duas fabricantes europeias não quiseram comentar o assunto ao “Cinco Días”.
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