A Tesla procura aumentar a produção na fábrica que possui em Xangai, com a adição de mais uma fábrica, mas contudo está dependente da ‘luz verde’ da China de modo a tomar conta de um terreno com 7o hectares de antigas terras agrícolas, de acordo com a Reuters.
A mesma publicação refere que a Comissão Nacional de Desenvolvimento chinesa, a NDRC, tem mostrado reservas no que diz respeito a aprovação de planos para a produção de novos veículos elétricos, expressando preocupações com o excesso de produção e uma guerra de preços cada vez maior, motivada pela Tesla.
A Reuters sublinha que a Tesla queria aumentar a sua produção anual, através de uma nova fábrica em Xangai, em 450 mil veículos.
Essa fábrica ficaria situada a cerca de três quilómetros da atual fábrica que a empresa possui nessa região.
Com estes planos a Tesla previa uma produção anual que poderia atingir os 18 mil milhões de dólares.
A Reuters refere que o dirigente da Tesla, Elon Musk, terá expressado junto de funcionários da empresa, que viu “progressos positivos” no que diz respeito à expansão em Xangai, resultando da sua visita mais recente à China. A produção atual da Tesla, em Xangai, ficou em 711 mil, referentes ao Model 3 e Model Y, em 2022, sendo que a capacidade máxima se situa em um milhão de unidades.
A mesma publicação sublinha que esta presença da Tesla em China tem sido importante, em termos de custos, para além de terem aumentado as exportações para a Ásia e Canadá.
A Reuters refere que a Tesla está em negociações para investir na Índia, e tem tido interesse por parte dos Governos da Coreia do Sul e da Indonésia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com