[weglot_switcher]

Tetra Pak reduziu em 13% emissões de CO2 em relação a 2010

Esta diminuição foi conseguida apesar do crescimento de 19% nas embalagens vendidas pela Tetra Pak, em termos mundiais, durante esse período.
  • Cristina Bernardo
16 Janeiro 2019, 09h15

A Tetra Pak conseguiu reduzir as suas emissões de CO2 em 13%, em relação aos níveis de 2010, de acordo com os dados constantes do relatório de sustentabilidade de 2018 da empresa de embalagens, recentemente publicado. Esta dimunuição foi conseguida apesar do crescimento de 19% nas embalagens vendidas pela Tetra Pak, em termos mundiais, durante esse período.

Segundo Alejandro Cabal, diretor geral da Tetra Pak Ibéria, o “objetivo de sustentabilidade é limitar o nosso impacto ambiental em toda a cadeia de valor em 2020 aos níveis de 2010, independentemente do crescimento dos negócios”. “Isto exige, da nossa parte, a necessidade de continuar a melhorar, junto dos nossos clientes, a eficiência energética e de aumentar a utilização de energias renováveis”, sublinha o mesmo responsável.

A Tetra Pak salienta também que se tornou a primeira empresa a nível global do setor de embalagens de alimentos, a ter os seus objetivos de redução de impacto ambiental aprovados pela iniciativa ‘Science Based Targets‘. Neste momento, 50% da energia utilizada pela Tetra Pak é de origem renovável, encontrando-se a empresa cada vez mais perto de atingir os 100% em 2030.

Desde 2012, a empresa investiu 17 milhões de euros em infraestruturas de reciclagem. As taxas de reciclagem aumentaram durante este período na Europa, sendo que as embalagens de cartão para bebidas atingiram uma taxa de reciclagem de 48% em 2017.

“Em 2017, a nossa taxa global de reciclagem foi de 25%, o equivalente a um aumento de 14 mil milhões no número de embalagens recicladas (de 32 mil milhões em 2010 para 46 mil milhões em 2017), um aumento de 45%. Com o objetivo de melhorar ainda mais estes valores, trabalhamos também em Portugal e Espanha, com várias organizações e empresas desenvolvendo iniciativas e campanhas de sensibilização ambiental para contribuir para o aumento das taxas de reciclagem”, afirma Ingrid Falcão, responsável da área de sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.