[weglot_switcher]

The Lisbon MBA consolida 24.º lugar na Europa e mantém-se o único português no ranking FT

O programa estrela The Lisbon MBA Católica|Nova destaca-se no critério da “Experiência Internacional”, onde surge como o terceiro no mundo, de acordo com o Financial Times Global MBA Ranking 2025, divulgado esta segunda-feira. O retorno do investimento é igualmente expressivo, considerando o salário médio bruto de cerca de 130 mil euros pago aos seus detentores.
17 Fevereiro 2025, 07h00

O The Lisbon MBA Católica|Nova, joint-venture entre as duas principais escolas de negócios portuguesas – Nova SBE e Católica-Lisbon, consolida o 24.º lugar de melhor programa da Europa, de acordo com o Financial Times Global MBA Ranking 2025, tornado público esta segunda-feira, 17 de fevereiro.

O International MBA, que tem a duração de um ano, ocupa o 24.º lugar pelo terceiro ano consecutivo e mantém-se como o único MBA português a figurar na lista desde 2013.

O programa distingue-se no critério “Experiência Internacional”, onde é o terceiro no mundo. Para este desempenho contribui decisivamente a parceria com o MIT Sloan, classificado como o 6.º melhor MBA do mundo, além de colaborações com outras escolas de topo, o que permite oportunidades exclusivas de intercâmbio nos cinco continentes, ampliando a exposição global e as experiências multiculturais.

O programa, que custa 39.500 euros, tem um expressivo retorno do investimento, com os seus detentores a usufruirem de um aumento salarial de 89% três anos após a conclusão do curso e um salário médio anual bruto de 135.825 dólares, o equivalente a 130 mil euros. Além disso, o programa alcança um elevado índice de 97% de empregabilidade até seis meses após a sua conclusão.

A diversidade é outro pilar do International MBA, com 62% de estudantes internacionais e 42% de mulheres, representando 17 nacionalidades e trazendo formações académicas e experiências profissionais diversificadas. O corpo docente é composto por professores de renome da Católica-Lisbon e da Nova SBE, dos quais 40% de origem internacional.

O programa destaca-se igualmente no critério da sustentabilidade, situando-se na 19.ª posição mundial no critério de “pegada de carbono”.

Filipe Santos, dean da Católica-Lisbon, e Pedro Oliveira, dean da Nova SBE, numa declaração conjunta, explicam que a posição de topo “reflete o sucesso do programa e a excelente carreira profissional dos seus graduados”. Também reflete, acrescentam, o “sucesso desta parceria”, que reúne três escolas de renome mundial para “posicionar Portugal no mapa dos MBAs de excelência, atraindo talentos de todo o mundo para Lisboa”.

O futuro, dizem os deans, “é construído através do desenvolvimento de talentos e de líderes mais humanos, inovadores e inclusivos, capazes de liderar com propósito. A Católica-Lisbon e a Nova SBE vão continuar a trabalhar para reforçar o seu posicionamento como escolas de negócios de prestígio mundial, trabalhando em parceria com os melhores talentos para continuar a desenvolver um MBA de excelência”.

Mara José Amich é a diretora executiva do The Lisbon MBA. Numa declaração enviada ao nosso jornal, afirma: “Continuamos a expandir as nossas parcerias internacionais, incluindo novos mercados, e a aumentar a diversidade das turmas, o que contribui para o enriquecimento da discussão em sala de aulas, e no trabalho em equipa, fundamentais para a aprendizagem com foco em action learning. Adicionalmente, essencial para o desenvolvimento de competências comportamentais, relacionais e de liderança, que fomentam a capacidade de adaptabilidade, resiliência, criatividade, e agilidade de execução na resolução de problemas complexos”.

A próxima edição do International MBA arranca em janeiro de 2026.

A Nova SBE e a Católica-Lisbon integram o grupo das 22 melhores escolas de negócios europeias pelo ranking 2024 do Financial Times.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.