O empresário canadiano, Kevin O’Leary, está interessado em adquirir a rede social TikTok. O’Leary já está a preparar um grupo para iniciar a oferta, que vai entre os 20 mil milhões de dólares e os 30 mil milhões de dólares, segundo a ‘CNBC’.
Em 2023, a plataforma chinesa foi avaliada em 220 mil milhões de dólares. “É hoje a maior rede de entretenimento e negócio dos Estados Unidos, portanto tem um grande valor e interesse”, revela O’Leary.
Apesar do interesse na plataforma, é pouco provável, caso esta seja vendida, que venda os algoritmos baseados nas preferências, que ajudaram a desenvolver a rede social. “O que nós vamos ter é a marca valiosa do TikTok e os 170 milhões de utilizadores, não vamos ter os dados”, sublinha o empresário.
Quem adquirir a plataforma vai ter de recriar os algoritmos para o código norte-americano, de forma a passar a plataforma do TikTok da China para o TikTok dos Estados Unidos.
No início deste mês, a Casa dos Representantes norte-americana votou a favor de um projeto lei que dava duas opções ao dono do TikTok, a ByteDance, ou vendia a sua aplicação principal ou enfrentava uma proibição efetiva. No entanto, pode demorar meses até que alguma legislação relacionada com a rede social entre no Senado.
O governo chinês não clarificou se vai deixar a ByteDance vender a plataforma a um comprador norte-americano.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com