Num ano marcado pela pandemia, o recurso às redes sociais e serviços de mensagens foi mais evidente do que nunca. A necessidade quer a nível pessoal ou profissional, teve impacto na maneira como são utilizadas as aplicações, principalmente no que diz respeito aos serviços de mensagens e redes sociais. A Tik Tok em ano de estreia foi a grande sensação, superando o volume de downloads de todas as outras. Conheça o top 10.
10 - Netflix (223 milhões de downloads)
O popular serviço de streaming foi a única aplicação da área do entretenimento entre as 10 aplicações mais descarregadas em 2020. A pandemia de Covid-19 obrigou a vários confinamentos por todo o mundo, potenciando os serviços de filmes e séries em casa.
9 - Google Meet (254 milhões de downloads)
O serviço de videochamadas da Google, o Meet, foi a nona aplicação mais descarregada. Apesar de não ser a principal escolha a nivel mundial, a aplicação posiciona-se como uma alternativa viável às opções do mercado.
8 - Telegram (256 milhões de downloads)
O serviço de mensagens desenvolvido na Rússia tem ganho popularidade, em grande parte devido ao seu serviço de encriptaçao. Muito popular entre apostadores e investidores, foi a oitava aplicação mais descarregada em 2020.
7 - Snapchat (281 milhões de downloads)
Lançada em 2011, a aplicação permite enviar videos e mensagens de forma dinâmica, apesar do seu aspeto "pioneiro" já ter sido copiado por outras aplicações semelhantes. Ainda assim, o Snapchat conseguiu manter-se relevante e foi a sétima aplicação mais descarregada em 2020.
6 - Messenger (404 milhões de downloads)
Separada do Facebook só em termos técnicos, o Messenger posicionou-se como um das principais aplicações de mensagens do mercado. Apesar de estar ligada ao Facebook, sao cada vez mais as pessoas que optam por utilizar apenas o serviço em vez de de o fazerem pela aplicação oficial do Facebook. Foi a sexta aplicação mais descarregada em 2020.
5 - Zoom (477 milhões de downloads)
Sem dúvida uma das maiores surpresas de 2020, o Zoom ganhou relevância numa altura em que o teletrabalho e a telescola se tornaram na norma em altura de pandemia. Para além da aplicação que foi a quinta mais descarregada de 2020, também a empresa teve ganhou significativos, chegando mesmo a entrar em bolsa.
4 - Instagram (503 milhões de downloads)
Outra aplicação do grupo da Facebook que, apesar de ter sido lançada em 2010, mantêm-se mais relevante do que nunca. Foi a quarta aplicação mais descarregada em 2020.
3 - Facebook (540 milhões de downloads)
Sem surpresa, o gigante das redes sociais, provavelmente a mais dominante do mercado, continua a atrair milhões de utilizadores anualmente. Apesar das constantes polémicas, o Facebook foi a terceira aplicação mais descarregada em 2020.
2 - Whatsapp (600 milhões de downloads)
De ano para ano, o serviço de mensagens Whatsapp tem ganho milhões de utilizadores e é hoje o principal serviço de mensagens a nivel mundial. Foi a segunda aplicação mais descarregada em 2020.
1 - Tik Tok (850 milhões de downloads)
A nova rede social foi a sensação de 2020. A sua popularidade superou as expectativas, ainda que tenham sido levantadas preocupações sobre o armazenamento dos dados dos utilizadores, uma vez que a sede da Bytedance (dona da Tik Tok) esteja sediada na China. Com 850 milhões de downloads, foi a aplicação mais descarregada em 2020.