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Todos os Aston Martin terão tecnologia híbrida

A Aston Martin anuncia que, durante a próxima década, todos os seus modelos passarão a estar equipados com tecnologia híbrida. A notícia surge numa altura em que o construtor pondera a entrada em bolsa.
28 Agosto 2017, 10h40

A Aston Martin está a adotar a tecnologia elétrica, sendo a prova a sua promessa de que todos os seus modelos passarão a oferecer variantes equipadas com tecnologia híbrida num período máximo de dez anos. O construtor de luxo promete focar os seus esforços no desenvolvimento de veículos que combinem baterias elétricas e motores a gasolina. “Seremos 100% híbridos em meados de 2020”, afirmou ao Financial Times o CEO da marca, Andy Palmer.

Esta mudança de estratégia chega numa altura em que o Governo britânico tenta banir a venda de modelos mais poluentes. Até 2040, o Reino Unido deixará de permitir a comercialização de modelos que não sejam híbridos, ao passo que a França vai mais longe e promete, para o mesmo ano, o fim da venda de qualquer modelo com motor térmico. Ao mesmo tempo, os construtores apostam cada vez mais nos veículos elétricos para ir ao encontro das cada vez mais restritivas leis antipoluição europeias.

A decisão agora anunciada pela Aston Martin assemelha-se à da Volvo. O construtor sueco anunciou recentemente que, a partir de 2019, todos os seus novos modelos serão ou híbridos ou 100% elétricos. A diferença é que os clientes da Aston Martin ainda poderão optar por variantes não híbridas. De acordo com Palmer, cerca de um quarto dos modelos da marca britânica serão totalmente elétricos.

Recorde-se que a Aston Martin está a recuperar de vários anos de perdas, com o intuito de a colocar num patamar seguro financeiramente, que lhe permita assegurar o futuro num altura em que pondera a entrada no mercado bolsista. Na passada semana, o grupo aumentou as suas projeções de vendas, depois de ter dado a conhecer um lucro ilíquido de 22,8 milhões de euros para a primeira metade de 2017.

Esta renovação tem envolvido uma revisão da sua gama e contemplará o lançamento de um modelo desportivo de motor central, para rivalizar com a Ferrari, e de um SUV (o DBX), ambos surgindo no mercado até 2023. De acordo com Palmer, todos estes modelos já estarão equipados com tecnologia elétrica, mas o primeiro 100% elétrico da marca – a berlina Rapid-e – chegará já em 2019.

A tecnologia a utilizar será desenvolvida pela própria Aston Martin, ao invés de a adquirir à Daimler, parceira tecnológica da marca de Gaydon. “É preciso manter a tecnologia importante na empresa”, disse Palmer ao Finacial Times, acrescentando: “É por isso que fazemos o nosso motor V12. Acreditamos que os EV [veículos elétricos] são uma tecnologia ‘core’, e, por isso, queremos ser nós a produzi-la”.

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