Há algum tempo, ultrapassar a barreira dos 300 cv de potência era um feito ao alcance de poucos. Atualmente, qualquer carro performante digno desse nome consegue esse feito – mesmo aqueles que não possuem motores de quatro cilindros debaixo do capot. Os milagres da turbocompressão, injeção direta e abertura variável das válvulas permitem ao engenheiros retirar quantidades inimagináveis de potência de blocos “de pequeno calibre”. O Honda Civic Type R, que recentemente se tornou o mais rápido da sua categoria a cumprir uma volta ao Nürburgring é apenas um dos 10 mais potentes entre os modelos com motores “pequenos”. Conheça-os na lista seguinte.
1. Mercedes-AMG A45 / CLA45 / GLA45: 2.0 turbo, 375 cv
Estes pequenos AMG montam o mais potente de entre os motores de quatro cilindros. Na sua primeira iteração, já o motor debitava 355 cv, valor que cresceu 20 cv aquando do restyling. Ninguém se queixa, estamos certos…
2. Volvo S60 / V60 Polestar: 2.0 turbo, 367 cv.
Pintado no característico azul da escuderia de competição, as variantes Polestar dos S60 e V60 destacam-se imediatamente. Debaixo do capot esconde-se um pequeno motor de 2,0 litros, capaz de os levar aos 100 km/h em apenas 4,4 segundos. A acompanhar a potência vêm amortecedores Öhlins e travões Brembo, para não descurar a segurança.
3. Ford Focus RS: 2.3 turbo, 350 cv
O novo Ford Focus RS tem uma suspensão agressiva, para lidar com os 350 cv escondidos dentro dos 2,3 litros do seu motor. O modo Drift de condução é um must e promessa de emoções atrás do volante.
4. Porsche 718 Cayman S / Boxster S: 2.5 turbo, 350 cv
Eis o que precisa saber acerca do novo motor turbo do 718 Cayman S: é 25 cv mais potente que o que está de saída, naturalmente aspirado. Continua a soar a desportivo e a chocar pela sua capacidade de aceleração – 4 meros segundos nos 0-100 km/h (com caixa PDK). E tudo a partir de um bloco de 2,5 litros.
5. Honda Civic Type R: 2.0 turbo, 320 cv
O novo “Rei do Anel” no segmento dos modelos de tração dianteira extrai 320 cv do seu motor VTEC de 2,0 litros. Ainda não está à venda, mas já falta pouco…
6. Ford Mustang EcoBoost: 2.3 turbo, 314 cv
É verdade que o motor EcoBoost do Ford Mustang não é tão impressionante, tanto em potência como em sonoridade, quanto o V8 de 5,0 litros, mas para quem pretende um compromisso entre potência e eficiência energética, o pequeno 2.3 é mais do que suficiente. Que o digam os norte-americanos, onde o sucesso deste motor ditou a saída de cena do 3.7 V6.
7. Volvo XC90 / S90 / V90 / V90 Cross Country / Novo XC60: 2.0 turbo, 306 cv
Não são tão impressionantes (ou potentes) quanto as variantes Polestar, mas o motor T6 da Volvo impressiona pela potência que consegue extrair destes pequenos blocos quadricilindricos. Isso quer dizer que o Volvo que está ao seu lado no semáforo pode não ser tão inocente quanto parece…
8. Subaru Impreza WRX STi: 2.5 turbo, 305 cv
Não está disponível em Portugal há uns anos, mas o Subaru Impreza WRX STifigura no nosso top 10. Na sua nova versão, o seu motor boxer consegue atingir os 305 cv, muito mais do que os 268 cv da variante WRX “normal”, com motor de 2,0 litros. Além do aumento de potência, o MY 2017 viu a tração integral ser melhorada e recebeu novos travões e jantes de 19”.
9. Porsche 718 Cayman / Boxster: 2.0 turbo, 300 cv
Os puristas indignaram-se com a notícia de que a Porsche iria dotar os seus motores de turbos. Mas com os 300 cv dos modelos “base” Cayman e Boxsternão haverá grandes motivos para indignações. Afinal, estes novos motores produzem mais binário que os aspirados e os modelos continuam tão emotivos de conduzir quanto antes.
10. Jaguar F-Type: 2.0 turbo, 300 cv
A mais recente gama de motores Ingenium da Jaguar marca presença na gama F-Type, passando a ser a motorização de entrada na gama. E que entrada, com 300 a saírem de um motor de 2,0 litros e uma redução de 16% no consumo face ao V6 de 340 cv, anteriormente o mais eficiente da gama.
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