Segunda-feira, 28 de junho
Evento em destaque: Sessão de apresentação do “Relatório Anual da CMVM 2020”
A instituição liderada por Gabriela Figueiredo Dias faz a apresentação do Relatório Anual de 2020, seguida de conferência de imprensa sobre a atividade da CMVM. Algumas das linhas mestras seguidas em 2019, incluindo o reforço da proteção do investidor, a tempestividade nas respostas ao mercado e aos investidores; simplificação regulatória, o foco no desenvolvimento de mercado e ainda o novo Código de Valores Mobiliários, proposto pela CMVM e que está neste momento no Parlamento.
Outros eventos em foco:
Terça-feira, 29 de junho
Evento em destaque: INE publica Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores de junho
O indicador de confiança dos consumidores aumentou significativamente entre março e maio, atingindo o valor máximo desde fevereiro de 2020 (resultados do último inquérito não afetados pela evolução da pandemia).
O indicador de clima económico também aumentou de forma expressiva, superando o nível observado no início da pandemia (março de 2020). Os dados dos inquéritos de junho poderão sinalizar como os consumidores e os empresária perspectivam a evolução da economia numa altura em que o desconfinamento foi travado em partes do país.
Outros eventos em foco:
Quarta-feira, 30 de junho
Evento em destaque: Eurostat divulga leitura rápida da inflação na zona euro em junho
A inflação homóloga na zona euro em maio atingiu os 2%, superando dessa forma a meta de ‘perto, mas abaixo de 2%’ do BCE, mas a presidente do banco central, Christine Lagarde, tem reiterado que é um fenómeno transitório e pouco significativo. A questão da subida dos preços não vai deixar, no entanto de ser seguida com atenção pelos analistas, pois deverá continuar a ser tema de debate central nas reuniões do Conselho de Governadores. Para junho, o consenso das previsões dos analistas aponta para um subida de homóloga de 1,9%.
Outros eventos em foco:
Quinta-feira, 1 de julho
Evento em destaque: Eurostat: Desemprego na zona euro em maio
A taxa de desemprego com ajuste sazonal da zona euro caiu para 8% em abril de 2021 de 8,1% no mês anterior e abaixo das expectativas do mercado de 8,1%. O número de desempregados diminuiu em 134 mil face ao mês anterior para 13,030 milhões. Para maio, a estimativa média dos analistas aponta para uma manutenção da taxa no mesmo nível.
Outros eventos em foco:
Sexta-feira, 2 de julho
Evento em destaque: EUA: criação de emprego nos setores não-agrícolas em junho
Depois de a Reserva Federal ter sinalizado uma posição mais ‘hawkish‘, ou seja, que considera duas subidas da taxa de juro em 2023 e não em 2024, conforme tinha sugerido anteriormente, os analistas dizem que os olhos vão estar postos nos dados do mercado de trabalho em junho, pois poderá ajudar a perceber o rumo que o banco central poderá dar à política monetária, nomeadamente o timing da retirada de estímulos.
Se por um lado a inflação está acelerar e poderá forçar a Fed a agir de forma mais rápida, por outro a criação de emprego tem desiludido, dando razões para Jerome Powell continuar a apoiar a economia. Em abril foram criados 226 mil postos de trabalho, muito abaixo do milhão previsto no consenso dos analistas, enquanto em maio o número de novos empregos foi de 559 mil, mais ainda assim ficou abaixo da estimative de 650 mil. Para junho, o consenso aponta para 675 mil empregos. Os analistas dizem que o problema não é do lado da oferta, mas sim da procura, porque há muito s trabalhadores ainda com receio da pandemia, outros que saíram do mercado e ainda outros que continuam a beneficiar dos apoios dados pelo governo.
Outros eventos em foco:
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com