[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que vai marcar a atualidade esta quinta-feira

As gigantes tecnológicas Apple, Amazon e Alphabet divulgam esta quarta-feira as contas e os Estados Unidos revelam os dados do PIB do segundo trimestre. Por cá, o Conselho de Ministros reúne-se e deverá anunciar a transição de estado de calamidade para contingência para as 19 freguesias nos cinco concelhos da Lisboa e Vale do Tejo.
30 Julho 2020, 07h50

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros reúne-se e deverá anunciar a decisão de retirar as 19 freguesias da região de Lisboa da situação de calamidade, passando-as ao estado de contingência, como na restante Área Metropolitana de Lisboa (AML). Trata-se de cinco concelhos de Lisboa, Sintra, Amadora, Loures e Odivelas. O briefing terá lugar no Palácio da Ajuda, a partir das 13h30 horas.

“A análise que fizemos da evolução dos casos aponta para uma redução do número de casos quer ativos quer dos novos em todos os cinco municípios, verificando-se, aliás, uma estabilização do nível de casos muito significativa em Sintra e na Amadora. Relativamente a Loures, valores que estão claramente abaixo dos que se verificavam no início da adoção destas medidas”, explicou Eduardo Cabrita aos jornalistas, na passada segunda-feira.

Turismo nacional

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgará, pelas 11 horas, os dados relativos ao Turismo em Portugal no segundo trimestre do ano. Espera-se que os números surjam em linha com que se verificou em maio (queda de 94,2%), mês em que a atividade turística esteve “praticamente parada”. Em abril, mês em que a economia portuguesa esteve quase paralisada, o número de hóspedes tinha afundado 97,7%.

Estados Unidos divulgam PIB do segundo trimestre

Lá fora, os Estados Unidos preparam-se para divulgar os dados do PIB referentes ao segundo trimestre. Os analistas esperam que os números se traduzam  na maior contração de sempre. O confinamento e a quebra atividade estiveram no pico em abril e maio e, apesar de uma recuperação em junho, deverão ter provocado uma contração de 34% na maior economia do mundo, segundo o consenso dos analistas consultadores pela “Bloomberg”.

Como é habitual, ainda nos EUA, vai ser divulgada uma atualização quanto aos pedidos de subsídio de desemprego referentes à semana que terminou a 25 de julho. Na semana passada, registou-se a primeira subida em quatro meses, 1,42 milhões de pedidos.  Desde o início da pandemia, a crise do coronavírus fez com que perto de 52,7 milhões de norte-americanos pedissem benefícios para conseguirem viver desemprego.

Economia alemã e clima económico em julho

Quanto aos eventos que marcam a agenda europeia, a Alemanha vai revelar os dados do PIB do segundo trimestre. O instituto económico alemão Ifo prevê uma recuperação gradual da economia alemã no segundo semestre de 2020, após uma queda do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,2% e 11,9% no primeiro e segundo trimestres do ano, respetivamente.

Quanto às estatísticas, o Eurostat vai divulgar os dados da Zona Euro referentes ao desemprego, em junho e confiança dos consumidores e o clima económico registados em julho.

Empresas

A semana de resultados continua hoje com os resultados das francesas Renault, Vivendi, Danone, Airbus e Total e espanholas Melia, Ferrovial e Telefonica. No Reino Unido, a Standard Chartered, Anglo-American e Astra-Zaneca também avançarão com números do primeiro semestre de 2020, tal como a Expedia, Ford, Kraft e ConocoPhilips e as gigantes tecnológicas Apple, Amazon e Alphabet nos Estados Unidos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.