[weglot_switcher]

Toyota Caetano compra CaetanoBus por 16,3 milhões de euros

Compra foi efetuada à Salvador Caetano Indústria. Neste negócio a Toyota Caetano Portugal adquiriu ainda 12 milhões de ações no valor nominal de um euro cada, correspondentes 61,94% do capital social da CaetanoBus.
17 Dezembro 2020, 10h14

A Toyota Caetano Portugal adquiriu a CaetanoBus à sociedade Salvador Caetano Indústria SGPS por 16,3 milhões de euros, informou a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta quinta-feira, 17 de dezembro.

No mesmo documento a Toyota indica ainda a compra de 12 milhões de ações no valor nominal de um euro cada, correspondentes a 61,94% do capital social da sociedade CaetanoBus, bem como de 7.350 ações no valor nominal de cinco euros cada, correspondentes a 49% do capital social da FINLOG, uma empresa de aluguer e comércio de automóveis também à sociedade Salvador Caetano pelo preço de 22,7 milhões de euros.

“Informamos que as referidas transações terão lugar por via da celebração de contratos de compra de ações, que produzirão efeitos no dia 17 de dezembro de 2020. Neste âmbito damos a conhecer que, no passado dia 26 de novembro, em reunião do Conselho de Administração da Toyota Caetano Portugal as operações acima referidas foram aprovadas pela unanimidade dos seus membros”, indica o documento.

O mesmo documento aponta ainda que “as operações então aprovadas consubstanciam uma vantagem económica para a Toyota Caetano Portugal , suportada no alargamento da parceria estratégica existente entre os seus principais acionistas”.

A entidade salienta que o reforço desta parceria estratégica resulta da aposta, por parte de diversos países Europeus, em políticas estratégicas de promoção da mobilidade elétrica para as suas cidades, sendo portanto, expectável que “veículos comerciais e de transporte de passageiros e mercadorias sejam eletrificados num futuro próximo, tornando-os parte da estratégia de descarbonização até 2050”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.