O fabricante automóvel Toyota foi a grande estrela dos mercados asiáticos após ser conhecido o acordo comercial entre EUA e o Japão que deverá facilitar a entrada dos automóveis nipónicos no mercado norte-americano.
Como destaca a consultora BA&N, no relatório desta quarta-feira, a Toyota disparou 14% naquela que foi a valorização diária mais forte desde 1987, um desempenho que ajudou o índice Topix (índice da bolsa de valores do Japão) a disparar mais de 3% para negociar acima do máximo de fecho de quatro anos.
O acordo comercial alcançado entre os Estados Unidos e o Japão está a motivar uma onda poderosa de valorizações nas ações globais, com os investidores mais confiantes com o alívio das tensões comerciais, o que está a ofuscar resultados trimestrais desfavoráveis anunciados por diversas companhias nos dois lados do Atlântico.
Donald Trump anunciou um acordo com o Japão que prevê taxas alfandegárias de 15% às importações nipónicas, abaixo dos 25% previamente anunciados. Em troca, o Japão assumiu o compromisso de investir 550 mil milhões de dólares nos Estados Unidos e aceita deixar cair os requisitos para os automóveis norte-americanos vendidos no Japão.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com