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Toyota quer trazer para a Europa produção de baterias para veículos elétricos

A Toyota tem planos para instalar fábrica na Europa, em 2026, mas estará dependente do volume de vendas. Espanha é a hipótese mais provável.
18 – Toyota COROLLA
19 Junho 2023, 11h20

A Toyota tem planos para trazer a produção de baterias para veículos elétricos para a Europa, a partir de 2026, avança o “El Pais“. Contudo esse investimento estará condicionado pelo volume de vendas.

O CEO da Toyota Europa, Matt Harrison, refere que fará sentido trazer essa produção para a Europa quando o volume de vendas atingir entre as 200 e as 300 mil unidades. Espanha parece ser a hipótese mais provável para a Toyota instalar essa fábrica.

Contudo, Matt Harrison diz, ao “El Pais”, que a localização vai estar dependente das movimentações efetuadas na cadeia de valor do sector automóvel. O responsável da Toyota Europa refere que por exemplo marcas como a Tesla, estão em negociações com Espanha, enquanto que a Volkswagen já está a construir a sua fábrica nesse país.

Espanha já tem a produção de vários veículos da Toyota como por exemplo a Proace City. O “El Pais” salienta que a Toyota foi a marca mais vendida no país em 2022, pela primeira vez, e em 2023 continua a liderar o mercado espanhol.

“Hoje, quase 70% do que vendemos na Europa é construído na Europa”, referiu Matt Harrison ao “El Pais”, acrescentando que não vê isso mudar a longo prazo.

O CEO da Toyota disse também à mesma publicação que a melhor localização para instalar a fábrica de produção de baterias será onde a marca for competitiva em termos de “custos e de logística”.

O “El Pais” refere que a Toyota já tem projetos para produzir baterias para veículos elétricos nos Estados Unidos da América e no Japão, investimentos que devem mobilizar 5,1 mil milhões de euros. A produção está prevista iniciar-se entre 2024 e 2026.

Estados Unidos tem atraído investimento

A aprovação por parte dos Estados Unidos da América do Inflation Reduction Act (IRA) no valor de 369 mil milhões de dólares, terá sido um factor para atrair investimento para a produção de carros elétricos e baterias.

O “El Pais” cita um relatório da Associação Europeia de Fornecedores Automotivos que afirma que os Estados Unidos conseguir arrecadar metade de todo o investimento mundial alocado para a montagem de baterias desde que foi implementado o Inflation Reduction Act.

O CEO da Toyota Europa disse que apesar de existir por parte da União Europeia uma intenção de continuar competitiva nestas áreas, nesta altura “não parece haver um plano muito concreto” face ao que está a ser feito nos Estados Unidos.

“Os Estados Unidos e o Japão não estão expostos à chegada de marcas chinesas como a Europa. Nos Estados Unidos, uma empresa que não fabrique no país não pode ter acesso ao mesmo nível de incentivos de uma que produza no país. Na Europa, os incentivos financeiros na maioria dos mercados não dependem de onde o veículo é realmente produzido, tornando-se um sistema mais aberto. Acredito que para evitar o impacto na competitividade da Europa, deveriam existir mais medidas para proteger a atividade produtiva local. Que forma isso terá? Veremos”, disse Matt Harrison ao “El Pais”.

O CEO da Toyota Europa disse também que a marca “não está atrasada” na mobilidade totalmente elétrica, e refere que a “maior dor de cabeça” está em dar resposta à procura neste sector. Matt Harrison refere que a marca “não tem capacidade” para fabricar carros híbridos e híbridos plug-in que respondam à procura que existe neste momento para este tipo de veículos.

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