[weglot_switcher]

Trabalhadores da Lisnave Yards fazem greve de três dias a partir de domingo

Os trabalhadores da Lisnave Yards – Estaleiro da Mitrena cumprem três dias de greve a partir deste domingo, 31 de outubro, até à próxima terça-feira, 2 de novembro. Em causa está falta de respostas da administração ao caderno reivindicativo, anunciou hoje o SITE- Sul (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul).
29 Outubro 2021, 18h00

Os trabalhadores da Lisnave Yards – Estaleiro da Mitrena cumprem três dias de greve a partir deste domingo, 31 de outubro, até à próxima terça-feira, 2 de novembro. Em causa está falta de respostas da administração ao caderno reivindicativo, anunciou hoje o SITE- Sul (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul). Em causa estão reivindicações como a eliminação do regime de adaptabilidade, a admissão de trabalhadores para a Lisnave Yards e a exigência de condições de Segurança e Saúde no Trabalho, bem como melhores condições laborais.

“Os trabalhadores da Lisnave Yards, empresa sita nos Estaleiros Navais da Mitrena em Setúbal, decidiram em plenário realizado no dia 6 de outubro, avançar novamente para a greve a todo o trabalho, entre as 00h00 de 31 de outubro e as 24h00 de 2 de novembro”, anuncia o SITE-Sul.

Segundo o sindicato está em causa “a luta pela eliminação do regime de adaptabilidade, pela admissão de mais trabalhadores, por melhores condições de segurança e saúde no trabalho e pela melhoria das condições e das refeições servidas em refeitório, motivou a que o pré-aviso de greve emitido fizesse referência não só ao trabalho prestado a dia normal de trabalho, mas também a todo o trabalho suplementar, incluindo o prestado em regime de adaptabilidade”.

O SITE-Sul recorda que esta é uma luta que surge no seguimento da greve levada a cabo por estes trabalhadores entre os dias 2 de outubro e 5 de outubro, cuja adesão, diz, ficou acima dos 80%.

Também na passada semana, os trabalhadores desta empresa organizaram-se, levaram de casa a sua própria refeição e concentraram-se à hora de almoço na porta do refeitório, recusando-se a consumir a refeição confecionada no refeitório da empresa, prossegue o SITE- Sul, como forma de “demonstrarem a sua insatisfação no que toca à má qualidade das refeições servidas no refeitório”.

“Não tendo, até ao presente momento, a administração da Lisnave Yards chegado junto dos trabalhadores com propostas concretas que visem responder às justas reivindicações dos trabalhadores, estes trabalhadores trazem mais uma vez para a rua a sua vontade e as suas justas reivindicações”, conclui o SITE-Sul, dando ainda conta de que os trabalhadores vão fazer uma concentração a porta do Estaleiro da Mitrena em Setúbal no dia 2 de novembro a partir das 8 horas.

A Lisnave encerrou 2020 com um volume de vendas de cerca de 87 milhões de euros, mais 24,8 milhões do que no ano precedente, uma subida de quase 40%, após a manutenção e reparação de 76 navios nos estaleiros da Mitrena (72 em 2019, 85 em 2019). Os resultados líquidos voltaram ao positivo, com lucros de 5,8 milhões de euros, contra os cerca de dois milhões de euros de perdas contabilizadas em 2019.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.