[weglot_switcher]

Tráfego de dados duplicou desde 2020

O valor alcançado em 2024 é suficiente para transmitir um jogo de futebol, em alta definição, durante dois milhões de anos. 
dados internet
22 Janeiro 2025, 10h46

Os consumidores estão cada vez mais ligados à internet e não é descabido afirmar que já não se vive sem um ponto de ligação e a criação de dados computacionais. Novos dados da DE-CIX, operadora mundial de Internet Exchange, revelou que mais de 3.400 redes conectadas à internet trocaram mais de 68 exabytes de tráfego de dados nas suas localizações.

Este é um valor que corresponde a um aumento de 15% face a 2023, quando se atingiram 59 exabytes de tráfego de dados trocados entre redes. Contudo, os valores são ainda mais impressionantes quando analisados a médio prazo.

O ano pandémico de 2020, quando o mundo foi forçado a fechar-se em casa, registou 32 exabytes de informação de tráfego. Desde então, e de forma a atingir os 68 exabytes em 2024, este valor mais do que duplicou num período de quase cinco anos.

O valor alcançado em 2024 é ainda suficiente para transmitir um jogo de futebol, em alta definição, durante dois milhões de anos.

A transferência global de dados atingiu um pico de 24,92 terabits por segundo a 20 de novembro, o valor mais elevado de todo o ano. Segundo a DE-CIX, este valor deveu-se aos vários lançamentos e atualizações de jogos de diversos fornecedores.

Num único segundo deste mesmo dia, às 19 horas, as redes conectadas trocaram informação correspondente “a uma pilha de papel impresso 20 vezes maior que o Monte Evereste”. Em termos de comparação, a montanha mais alta do mundo em 8.849 metros de altura. Neste minuto, 186,9 terabytes de dados fluíram pela rede em todo o mundo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.