[weglot_switcher]

Transição energética. EDP vê projeto solar flutuante ser premiado pela UE

O projeto está localizado no Alqueva e recebeu uma distinção no evento de abertura da “Sustainable Energy Week”, esta terça-feira.
20 Junho 2023, 19h02

O projeto solar flutuante da da EDP que está situado na barragem do Alqueva foi distinguido pela Comissão Europeia como o mais inovador na área da energia sustentável. O prémio, entregue esta terça-feira, em Bruxelas, teve três finalistas, dos quais a energética saiu vencedora, na sequência de uma votação que decorreu este mês.

O prémio foi entregue pela Comissária Europeia para a Energia, Kadri Simson, num evento que assinalou o arranque da “Sustainable Energy Week”, que é dedicada às energias renováveis e à utilização eficiente da energia no bloco europeu.

A informação foi divulgada pela EDP em comunicado. A empresa sublinha a importância deste projeto pelo contributo que o mesmo desempenha no caminho rumo à transição energética, que tem como finalidade a existência de um peso cada vez maior das energias limpas no total da produção e consumo de energia.

A central solar flutuante tem o mesmo ponto de ligação à rede que a central hidroelétrica de Alqueva e recorre ao armazenamento por baterias, de forma a ter maior capacidade de fornecimento de de energia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.