[weglot_switcher]

Transportes públicos de Lisboa registam pior resultado no índice de satisfação nacional do cliente pelo sétimo ano consecutivo

Em sentido inverso, o melhor resultado deste índice foi verificado no setor do gás em garrafa (índice de 7,91 pontos e 48,4% dos clientes muito satisfeitos), seguindo pelo setor dos combustíveis (índice de 7,76 pontos e 41,9% de clientes muito satisfeitos).
Rafael Marchante/Reuters
10 Março 2020, 13h48

Pelo sétimo ano consecutivo os transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa (AML) registaram os piores resultados da da 20ª edição do ECSI Portugal – índice nacional de satisfação do cliente. O estudo anual desenvolvido pela Nova Information Management School (NOVA IMS), pela Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) e pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) foi divulgado esta terça-feira, 10 de março.

Pedro Simões Coelho, coordenador da equipa de projeto do ECSI Portugal, e professor catedrático da NOVA IMS, aponta “o cumprimento de horários, o tempo de espera nas paragens, a disponibilidade de lugar sentado e a segurança no que se refere à proteção contra o crime” como os aspetos que mais pesaram na avaliação dos clientes de transportes públicos em Lisboa.

O docente destaca, no entanto, “a melhoria significativa na perceção dos preços dos transportes, provavelmente justificada pela entrada em vigor dos passes Navegante, em abril de 2019”.

Em sentido inverso, o melhor resultado deste índice foi verificado no setor do gás em garrafa (índice de 7,91 pontos e 48,4% dos clientes muito satisfeitos), seguindo pelo setor dos combustíveis (índice de 7,76 pontos e 41,9% de clientes muito satisfeitos).

No setor da energia, o segmento da eletricidade foi o que apresentou os mais baixos índices de satisfação do cliente, principalmente devido aos preços praticados pelas empresas comercializadoras. No último ano, todos os setores com exceção da banca e seguros, aumentaram o seu nível de satisfação dos clientes face a 2018.

“A relação qualidade-preço pesa sobretudo no setor da banca, nomeadamente no que toca às taxas e comissões associadas aos produtos e serviços bancários, às remunerações nos depósitos e aplicações a prazo e às taxas praticadas no crédito”, indica o estudo.

Na área das comunicações, as reclamações lideram com destaque para o serviço de internet fixa, onde 30,6% dos inquiridos apresentaram reclamação no último ano, internet móvel (25,5%) e serviço telefónico móvel (24,8%).

O Banco Crédito Agrícola, CA Seguros, CA Vida, Vodafone, OZ Energia, Galp e Águas de Coimbra foram as empresas que alcançaram a maior satisfação do cliente em 2019.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.