O que define o sucesso de uma empresa? A resposta a essa questão é complexa, mas todo o gestor sabe que enfrenta três desafios. Nomeadamente, sabe que a sua empresa necessita de processos rápidos e otimizados, que permitam decidir melhor em tempo útil; de colaboradores motivados e empenhados em alcançar os objetivos de negócio; e de criar valor de forma continuada para os mercados em que atua.

A execução destes três pressupostos é a chave para aproveitar as oportunidades que emergem num mercado cada vez mais competitivo e que se altera com uma volatilidade cada vez maior. Quem gere uma empresa sabe da necessidade de estar preparado para estes desafios. As empresas não podem parar.

Mas, até que ponto os gestores tiram o máximo partido das oportunidades que têm para melhorar a gestão das suas empresas? E sabem onde e como a tecnologia os pode ajudar? Como maximizar o potencial da tecnologia para atingir os melhores resultados possíveis?

Felizmente, existem soluções que o fazem. As empresas sabem-no. Questões como a mobilidade, a cloud ou automatização começam a entrar no léxico das empresas. Podemos hoje tornar o dia a dia de um colaborador mais fácil porque atenuamos o trabalho administrativo, conseguimos decidir melhor porque a automatização dos processos permite ter melhor informação em menos tempo e acrescentamos mais valor porque temos empresas com maior capacidade de resposta e adaptação às necessidades do mercado.

Mas, é importante que as empresas portuguesas continuem a aprofundar o seu conhecimento sobre as oportunidades de que dispõem para tornar a sua empresa mais competitiva, com maior liberdade e com maior capacidade de adaptação. A gestão e a tecnologia são, cada vez mais, inseparáveis e quem não souber tirar partido do software para ultrapassar estes desafios arrisca-se a ficar para trás.

A tecnologia é hoje um ativo necessário para o sucesso dos negócios, pois permite que as empresas sejam mais rápidas, mais ágeis e mais produtivas. Saber como a tecnologia pode ajudar é assegurar que as empresas estão dotadas dos mecanismos certos, ou seja, aqueles que lhes permitem ultrapassar os desafios de executar a sua estratégia no dia a dia. A tecnologia é hoje a camada invisível que permite melhores e maiores taxas de sucesso.

Saber como usar as soluções tecnológicas de gestão para gerir melhor é saber como criar um ambiente de trabalho mais motivador e facilitador do dia a dia dos colaboradores, com mecanismos que reduzem a burocracia interna e aumentam a produtividade. Mas é também acelerar os processos, tornando a empresa mais rápida e dando aos gestores as ferramentas de análise que necessitam para decidir. E, acima de tudo, é ter ferramentas que permitem acrescentar valor ao mercado com uma melhor oferta, capaz de transformar a experiência dos seus clientes.

A excelência na gestão passa por saber que a tecnologia há muito que deixou de ser acessória, mas passa, também, por saber aproveitar as novas oportunidades que permitirão ultrapassar os desafios de melhorar os processos, motivar as pessoas e criar valor.

Acredito que as empresas portuguesas começam a prestar maior atenção ao potencial tecnológico e que sabem que está na hora de partilharmos todo o nosso conhecimento sobre esta matéria, para que o tecido económico de Portugal seja cada vez mais competitivo e com maior sucesso.