Os clubes portugueses estão em destaque na presente edição da Liga dos Campeões onde, ontem, o Sporting CP garantiu pela segunda vez na sua história o acesso à fase a eliminar. FC Porto e SL Benfica continuam com possibilidades de chegar à fase seguinte, quando falta apenas uma. No total dos ganhos na prova milionária, em conjunto, os clubes portugueses já totalizam 130,9 milhões de euros.
O Sporting CP é o grande destaque, tendo conseguido três vitórias, cada uma a valer 2,8 milhões de euros. A este valor acrescenta-se a passagem aos 16-avos-de -final da ‘Champions’, o que significou um encaixe de mais 9,6 milhões de euros. Os ‘leões’ superaram o atual segundo classificado da liga alemã, o Borussia Dortmund, em Alvalade por três bolas a uma. O acesso à prova milionária, garantida com a conquista do campeonato português (27 milhões de euros), bem como o último resultado e consequente passagem à fase seguinte, permitiu à equipa treinada por Ruben Amorim garantir 45,01 milhões de euros, quando ainda falta uma jornada para disputar, em Amesterdão frente ao Ajax FC.
O FC Porto surge em seguida, tendo já garantido um encaixe de 44,1 milhões de euros, após os 39,44 milhões de euros referentes ao acesso à prova milionária, com o restante a ser proveniente da única vitória conseguida (2,8 milhões de euros) e dos dois empates (1,86 milhões de euros), sendo neste momento segundo classificado do grupo B com cinco pontos, à frente de Atlético de Madrid (quatro pontos) e AC Milan (quatro pontos). Os ‘dragões’ vão para a última jornada frente ao Atlético de Madrid a depender apenas do seu resultado para garantir a passagem à fase a eliminar, onde poderão encaixar mais 9,6 milhões de euros.
O SL Benfica, surge com o menor encaixe em comparação com os seus compatriotas, 41,83 milhões de euros, com a maior parte do valor proveniente da qualificação para a a ‘Champions’ (34,37 milhões de euros) duas vitórias (5,6 milhões de euros) e dois empates (1,86 milhões de euros). As ‘águias’ parte para a jornada final contra o adversário teoricamente mais fraco do grupo, o Dinamo de Kiev (já eliminado das competições europeias), mas para seguir para a fase a eliminar da prova milionária, terá de vencer o seu jogo e esperar que o FC Barcelona perca frente ao FC Bayern (já apurado).
Caso os três emblemas portugueses consigam garantir a passagem à fase seguinte da Liga dos Campeões, será a primeira vez na história da competição que tal acontece. As consequências para o futebol português seriam, sem surpresa, excelentes, não só pelo mediatismo associado e pela exposição que a liga portuguesa receberia, mas também para o ranking da UEFA, onde os Países Baixos se aproximam cada vez mais e ameaçam “roubar” um lugar de acesso à prova milionária dentro de duas temporadas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com