‘Três grandes’ acumulam 130,9 milhões de euros na ‘Champions’. Sporting foi quem mais lucrou

Sporting CP, SL Benfica e FC Porto estão a realizar campanhas muito positivas na Liga dos Campeões, ainda que os ‘leões’ tenham sido os únicos até ao momento a garantir a passagem à fase seguinte. No entanto, ‘águias’ e ‘dragões’ continuam com excelentes perspetivas de chegar aos 16-avos-de-final da prova milionária, quando só falta uma jornada para disputar.

Pedro Gonçalves

Os clubes portugueses estão em destaque na presente edição da Liga dos Campeões onde, ontem, o Sporting CP garantiu pela segunda vez na sua história o acesso à fase a eliminar. FC Porto e SL Benfica continuam com possibilidades de chegar à fase seguinte, quando falta apenas uma. No total dos ganhos na prova milionária, em conjunto, os clubes portugueses já totalizam 130,9 milhões de euros.

O Sporting CP é o grande destaque, tendo conseguido três vitórias, cada uma a valer 2,8 milhões de euros. A este valor acrescenta-se a passagem aos 16-avos-de -final da ‘Champions’, o que significou um encaixe de mais 9,6 milhões de euros. Os ‘leões’ superaram o atual segundo classificado da liga alemã, o Borussia Dortmund, em Alvalade por três bolas a uma. O acesso à prova milionária, garantida com a conquista do campeonato português (27 milhões de euros), bem como o último resultado e consequente passagem à fase seguinte, permitiu à equipa treinada por Ruben Amorim garantir 45,01 milhões de euros, quando ainda falta uma jornada para disputar, em Amesterdão frente ao Ajax FC.

O FC Porto surge em seguida, tendo já garantido um encaixe de 44,1 milhões de euros, após os 39,44 milhões de euros referentes ao acesso à prova milionária, com o restante a ser proveniente da única vitória conseguida (2,8 milhões de euros) e dos dois empates (1,86 milhões de euros), sendo neste momento segundo classificado do grupo B com cinco pontos, à frente de Atlético de Madrid (quatro pontos) e AC Milan (quatro pontos). Os ‘dragões’ vão para a última jornada frente ao Atlético de Madrid a depender apenas do seu resultado para garantir a passagem à fase a eliminar, onde poderão encaixar mais 9,6 milhões de euros.

O SL Benfica, surge com o menor encaixe em comparação com os seus compatriotas, 41,83 milhões de euros, com a maior parte do valor proveniente da qualificação para a a ‘Champions’ (34,37 milhões de euros) duas vitórias (5,6 milhões de euros) e dois empates (1,86 milhões de euros). As ‘águias’ parte para a jornada final contra o adversário teoricamente mais fraco do grupo, o Dinamo de Kiev (já eliminado das competições europeias), mas para seguir para a fase a eliminar da prova milionária, terá de vencer o seu jogo e esperar que o FC Barcelona perca frente ao FC Bayern (já apurado).

Caso os três emblemas portugueses consigam garantir a passagem à fase seguinte da Liga dos Campeões, será a primeira vez na história da competição que tal acontece. As consequências para o futebol português seriam, sem surpresa, excelentes, não só pelo mediatismo associado e pela exposição que a liga portuguesa receberia, mas também para o ranking da UEFA, onde os Países Baixos se aproximam cada vez mais e ameaçam “roubar” um lugar de acesso à prova milionária dentro de duas temporadas.

Recomendadas

PremiumAbel bicampeão. Isto sim, não se voltará a ver nos próximos 50 anos

Daqui a 50 anos, vão lembrar-se que foi um português que conquistou a Libertadores”. Na véspera do último dia de 2019, Jorge Jesus era exultado pelo país futebolístico, levado “em ombros” por uma onda mediática de enormes proporções (horas e horas de diretos e peças jornalísticas).

Milhões da Champions, empréstimo obrigacionista e compra de dívida: que impacto nas contas do Sporting? Veja o “Jogo Económico”

O Sporting é, neste momento, o clube português que mais lucrou na Liga dos Campeões: 45,01 milhões de euros dos 130,9 milhões ganhos por clubes portugueses nesta Liga. Que impacto pode ter o empréstimo obrigacionista e a compra da dívida nas contas da SAD. Tudo para ver na edição desta semana do “Jogo Económico”.

14 Sports Law eleita melhor firma de direito desportivo na Península Ibérica

Empresa sediada no Porto representou, entre outros casos o Santos FC contra o FC Barcelona, na transferência do jogador Neymar Jr.
Comentários