Três novos aviões e 22 novas rotas. Ryanair investe 300 milhões no aeroporto de Lisboa (com áudio)

Com esta ampliação, a Ryanair operará 50 rotas, mais que a TAP. Esta expansão, explica o comunicado, vai permitir a deslocação de cinco milhões de passageiros por ano em Lisboa.

A companhia aérea sediada em Dublin investiu 300 milhões de dólares (cerca de 253,35 milhões de euros) no aeroporto Humberto Delgado, onde irá alocar mais três aeronaves a partir de novembro deste ano.

“Com esta ampliação, a Ryanair operará 50 rotas, mais que a TAP, e mais de 250 voos semanais desde Lisboa, incluindo 22 novas rotas para destinos em Itália, Marrocos, França, Espanha, Polónia, Reino Unido, Dinamarca, Alemanha, entre outros”, anuncia a companhia área num comunicado divulgado esta quinta-feira.

Além deste reforço, a companhia aérea de low cost vai acrescentar mais 20 voos adicionais em oito rotas da sua rede neste Inverno, “sendo um dos maiores investidores estrangeiros na economia portuguesa, criando emprego local e contribuindo anualmente com mais de 138 milhões de euros em impostos governamentais e taxas”, adianta o diretor comercial da Ryanair, Jason McGuiness.

Esta expansão, explica o comunicado, vai permitir a deslocação de cinco milhões de passageiros por ano em Lisboa.

Neste sentido, a empresa de Michael O’Leary ressalva ser “imperativo que o Governo português apoie este investimento, acelerando o desenvolvimento das infraestruturas aeroportuárias de Lisboa”, nomeadamente, a abertura do aeroporto do Montijo “e assegurando que a TAP não acumula faixas horárias de aterragem e descolagem em Lisboa que simplesmente não pode utilizar, devido à redução de 20% da sua frota”.

Considerando a atual situação da principal companhia aérea portuguesa, a Ryanair argumenta que o seu crescimento “apoiará a recuperação da economia e da indústria turística”, ao criar quatro mil empregos indirectos na região e ao melhorar a “conectividade numa altura em que a TAP está a reduzir a sua rede de rotas, frota e trabalhadores”.

O comunicado chega depois da companhia anunciar que mais que duplicou o número de passageiro transportados durante o mês de julho, tendo sido registados 9,3 milhões de passageiros em 61 mil dos seus voos. Em junho, foram transportados 4,4 milhões de pessoas.

 

Novas rotas de Inverno 2021

RotaVoos semanaisRotaVoos semanais
Agadir4Palermo2
Barcelona4Marrakech2
Madrid4Tours2
Alicante3Wroclaw2
Tenerife3Alghero2
Lanzarote3Birmingham2
Billund2Bournemouth2
Karlsruhe-Baden-Baden2Fez2
Oujda2Bari2
Perpignan2Malta2
Brest2Cologne2

 

Rotas Inverno 2021 com aumento de voos semanais

RotaVoos semanaisRotaVoos semanais
London Stansted28 (+1)Paris Beauvais9 (+3)
Dublin14 (+3)Bologna7 (+3)
Ponta Delgada14 (+1)Terceira7 (+3)
Brussels-Charleroi12 (+5)Edinburgh3 (+1)

 

Relacionadas

Ryanair mais que duplica número de passageiros transportados em julho

No mesmo período, a Ryanair registou 80% dos assentos das suas aeronaves ocupados, enquanto que em junho esse factor situou-se nos 72%.

Governo reafirma “total empenho” para trabalhar com Bruxelas na reestruturação da TAP

A Comissão Europeia reconhece a importância de o Estado português salvar a TAP, mas receia que o auxílio de 3.200 milhões à reestruturação viole as regras de concorrência e duvida que o mesmo garanta de vez a viabilidade da companhia.

Ano da pandemia foi o pior de sempre para as companhias aéreas, estima IATA

Durante o ano da pandemia, a IATA estima que um milhão de empregos desapareceram e as perdas totais da industria totalizaram cerca de 106,29 mil milhões de euros.
Recomendadas

Autárquicas: Volt diz ser de “mau tom” que PRR seja utilizado para propaganda eleitoral

O líder do Volt Portugal, que participou numa arruada no Porto, considera que a ideia de que os candidatos socialistas possam ser beneficiados na utilização dos fundos do PRR “é inconcebível” e deve fazer Governo e candidatos refletir.

Reatia, a startup de Leiria que juntou algoritmos à venda de casas

“Somos uma startup de Leiria e, por isso, a nossa sede continua a ser, orgulhosamente, nesta cidade”. É desta forma que o empreendedor português Hugo Venâncio, que em 2019 fundou a tecnológica Reatia, começa por explicar ao Jornal Económico (JE) que as raízes da Beira Litoral não se perdem apesar das provas que esta empresa […]

Salário médio dos CEO subiu 1.304% mais do que um trabalhador médio em 40 anos

Só em 2020, os CEOs das 350 maiores empresas dos Estados Unidos ganharam 24,2 milhões de dólares (20,6 milhões de euros), ou 351 vezes o salário do trabalhador médio.
Comentários