[weglot_switcher]

Três novos aviões e 22 novas rotas. Ryanair investe 300 milhões no aeroporto de Lisboa (com áudio)

Com esta ampliação, a Ryanair operará 50 rotas, mais que a TAP. Esta expansão, explica o comunicado, vai permitir a deslocação de cinco milhões de passageiros por ano em Lisboa.
5 Agosto 2021, 11h57

A companhia aérea sediada em Dublin investiu 300 milhões de dólares (cerca de 253,35 milhões de euros) no aeroporto Humberto Delgado, onde irá alocar mais três aeronaves a partir de novembro deste ano.

“Com esta ampliação, a Ryanair operará 50 rotas, mais que a TAP, e mais de 250 voos semanais desde Lisboa, incluindo 22 novas rotas para destinos em Itália, Marrocos, França, Espanha, Polónia, Reino Unido, Dinamarca, Alemanha, entre outros”, anuncia a companhia área num comunicado divulgado esta quinta-feira.

Além deste reforço, a companhia aérea de low cost vai acrescentar mais 20 voos adicionais em oito rotas da sua rede neste Inverno, “sendo um dos maiores investidores estrangeiros na economia portuguesa, criando emprego local e contribuindo anualmente com mais de 138 milhões de euros em impostos governamentais e taxas”, adianta o diretor comercial da Ryanair, Jason McGuiness.

Esta expansão, explica o comunicado, vai permitir a deslocação de cinco milhões de passageiros por ano em Lisboa.

Neste sentido, a empresa de Michael O’Leary ressalva ser “imperativo que o Governo português apoie este investimento, acelerando o desenvolvimento das infraestruturas aeroportuárias de Lisboa”, nomeadamente, a abertura do aeroporto do Montijo “e assegurando que a TAP não acumula faixas horárias de aterragem e descolagem em Lisboa que simplesmente não pode utilizar, devido à redução de 20% da sua frota”.

Considerando a atual situação da principal companhia aérea portuguesa, a Ryanair argumenta que o seu crescimento “apoiará a recuperação da economia e da indústria turística”, ao criar quatro mil empregos indirectos na região e ao melhorar a “conectividade numa altura em que a TAP está a reduzir a sua rede de rotas, frota e trabalhadores”.

O comunicado chega depois da companhia anunciar que mais que duplicou o número de passageiro transportados durante o mês de julho, tendo sido registados 9,3 milhões de passageiros em 61 mil dos seus voos. Em junho, foram transportados 4,4 milhões de pessoas.

 

Novas rotas de Inverno 2021

Rota Voos semanais Rota Voos semanais
Agadir 4 Palermo 2
Barcelona 4 Marrakech 2
Madrid 4 Tours 2
Alicante 3 Wroclaw 2
Tenerife 3 Alghero 2
Lanzarote 3 Birmingham 2
Billund 2 Bournemouth 2
Karlsruhe-Baden-Baden 2 Fez 2
Oujda 2 Bari 2
Perpignan 2 Malta 2
Brest 2 Cologne 2

 

Rotas Inverno 2021 com aumento de voos semanais

Rota Voos semanais Rota Voos semanais
London Stansted 28 (+1) Paris Beauvais 9 (+3)
Dublin 14 (+3) Bologna 7 (+3)
Ponta Delgada 14 (+1) Terceira 7 (+3)
Brussels-Charleroi 12 (+5) Edinburgh 3 (+1)

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.