Três startups de saúde portuguesas reconhecidas em programa europeu

As empresas Bac3Gel, C-mo Medical Solutions e Criam estão entre os finalistas de dois aceleradores da EIT Health, de cuidados de saúde.

Há três startups portuguesas de cuidados de saúde entre os semi-finalistas de duas competições europeias de inovadores em saúde: as empresas Bac3Gel, C-mo Medical Solutions e Criam foram destacadas nos programas de aceleração “Headstart” e “EIT Health Catapult” deste ano e competem, assim, pela atenção dos investidores e por um lugar no pódio das grandes finais.

As duas iniciativas são promovidas pelo EIT Health, uma rede europeia de empresas, universidades, centros de pesquisa e desenvolvimento, hospitais e institutos de saúde, apoiada pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT).

No âmbito da “Headstart”, a Bac3Gel e a C-mo Medical Solutions receberão 40 mil euros para desenvolver as suas soluções de monitorização de tosse e de substrato universal para cultura de bactérias, respetivamente, e poderão ganhar mais 10 mil euros se continuarem a impressionar os jurados.

Já o “EIT Health Catapult”, destinado a premiar a inovação em medtech, saúde digital e biotecnologia, considerou que o trabalho nas análises de sangue merece reconhecimento na primeira categoria. A empresa com sede em Braga compete para um prémio entre 10 mil euros a 40 mil euros.

Até lá, as equipas europeias terão acesso a mentores e formação em modelo de negócio e planeamento, negociação de acordos de investimento e pitch, bem como um ponto de contacto facilitado a especialistas e investidores, de acordo com a informação divulgada pela organização sem fins lucrativos por trás dos concursos.

“A chave para o desenvolvimento de sistemas de saúde inovadores está nas mãos da próxima geração: jovens talentos que desenvolvem as soluções de saúde do futuro. O nosso objetivo é fornecer o suporte necessário, orientação e oportunidades de networking a todos eles. Tenho muito orgulho em ver que existem tantos jovens talentosos nestas regiões em franco desenvolvimento, que trabalham em soluções de saúde que podem vir a tornar a vida de muitas pessoas mais saudável e longa”, afirma Inês Matias, gestora e Business Creation da EIT Health InnoStars.

Em Portugal, o EIT Health conta com seis parceiros – Instituto Pedro Nunes, Universidade de Coimbra, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Glinttt, Universidade de Lisboa e Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte – e colabora também com a Universidade do Porto e a Universidade de Évora.

Ler mais
Recomendadas

Linha de apoio a micro e pequenas empresas disponível a partir desta quarta-feira

Para se poderem candidatar, as empresas terão de apresentar uma quebra abrupta e acentuada de pelo menos 40% da sua faturação, e não poderão ter beneficiado das anteriores linhas de crédito com garantia mútua. A SPGM avisa que as empresas em dificuldades não podem ter sede em países ou regiões com regime fiscal mais favorável (‘offshore’)”.

Farmacêutica Pfizer inicia ensaio clínico com quase 30 mil participantes

A farmacêutica norte-americana Pfizer e a biotecnológica alemã BioNTech iniciaram um ensaio clínico de uma potencial vacina para a Covid-19 envolvendo cerca de 30 mil participantes, foi anunciado esta quarta-feira.

Facebook lança versão do Tik Tok através do Instagram

O Reels é a aplicação que a empresa de Mark Zuckerberg criou para fazer frente ao rival Tik Tok. O lançamento acontece dias depois sa Microsoft anunciar as negociações para adquirir as operações nos EUA da aplicação de video da ByteDance na China.
Comentários