[weglot_switcher]

Trotinetes da Lime vão ter concorrência. VOI fecha financiamento para abrir em Portugal

A startup escandinava de mobilidade angariou 50 milhões de dólares, numa ronda liderada pela Balderton Capital. Entre os investidores estão Jeff Wilkes da Amazon ou Justin Mateen do Tinder.
19 Novembro 2018, 00h01

A startup de smart mobility VOI Technology angariou 50 milhões de dólares na série A de investimento liderada pelo investidor tecnológico Balderton Capital. Criada em agosto na cidade sueca de Estocolmo, a empresa de partilha de trotinetes elétricas pretende entrar em vários mercados europeus, incluindo Portugal.

A VOI foi fundada por Fredrik Hjelm, Douglas Stark, Adam Jafer e Filip Lindvall com o objetivo melhorar os centros urbanos da Europa ao reduzir o congestionamento de tráfego e a poluição, a equipa propôs-se a oferecer uma alternativa ‘verde’, eficiente, rentável, com zero emissões de CO2, aos carros e táxis.

Depois do lançamento, as trotinetes elétricas da VOI chegaram já a Madrid, Saragoça e Málaga, em Espanha. Em 12 semanas, a empresa reuniu mais de 120 mil utilizadores, que realizaram mais de 200 mil viagens, viajando 350 mil quilómetros.

“O investimento agora recebido servirá para expandir de forma rápida – mas sustentada – em novos mercados, como Portugal, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França, Alemanha, Itália e Noruega”, anunciou a empresa em comunicado.

Além da Balderton Capital, a ronda de financiamento contou ainda com a participação da Vostok New Ventures, Local Globe, Luxor Capital e Raine Venture, bem como os investidores Cristina Stenbeck, Jeff Wilkes (da Amazon), Justin Mateen (CEO do Tinder) ou Nicolas Brusson (CEO da BlaBlaCar).

“Queremos trabalhar lado a lado com o poder político e decisores para melhorar a rede de transporte local em todas as cidades onde operamos. Ouvimos e adaptamo-nos sempre que necessário – algo que provém da nossa abordagem escandinava ao mundo dos negócios e que está incorporado no nosso ADN corporativo”, afirmou o CEO Fredrik Hjelm.

Após descarregar a app, os utilizadores da VOI localizam uma trotinete na rua ou recorrem ao mapa para fazê-lo, clicam no botão de ‘viajar’, lêem o QR code e movem-se para qualquer parte da cidade. É cobrado um custo de desbloqueio de 1 euro e uma viagem custa 0,15 euros por minuto.

“Acreditamos que a utilização das ruas e infra-estruturas das cidades para criar um negócio não pode ser feita sem a total cooperação – e apoio – das cidades em questão. Decidimos, por exemplo, suspender o lançamento da operação em cidades onde a regulação afirma explicitamente que não devemos operar lá, evitando situações que ocorreram em empresas concorrentes, as quais iniciaram o seu negócio e foram expulsas em 24 horas”, referiu o CEO.

A VOI não referiu quando pretende entrar em Portugal, mas poderá vir a ser uma concorrente para a recém-chegada Lime. Há pouco mais de um mês, as trotinetes elétricas da Lime ficaram disponíveis em mais de 90 hotspots em Lisboa. Dependendo das necessidades, a empresa – que pratica os mesmos preços que a VOI – referiu na altura estar disponível para aumentar a oferta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.