[weglot_switcher]

Trovoadas estão cada vez mais na origem de incêndios, diz estudo da NASA

Fenómeno vai aumentar com o aquecimento global, antecipam os investigadores.
27 Junho 2017, 12h54

Um estudo divulgado esta semana pela NASA e citado pela RTP revela que os grandes incêndios que atingiram o Alasca e o norte do Canadá nos últimos anos foram provocados por trovoadas. Com as alterações climáticas, estes fenómenos vão ser cada vez mais frequentes naquela região.

O trabalho foi realizado por uma universidade de Amesterdão e pela universidade da Califórnia e avaliou as causas dos incêndios que atingiram o Canadá em 2014 e o Alasca em 2015. As conclusões apontam para um aumento dos incêndios que começaram por causa de trovoadas, desde 1975.

“Descobrimos que não é apenas uma questão de mais fogos por causa das temperaturas elevadas. A realidade é mais complexa”, disse Sander Veraverbeke, da Universidade de Amsterdão, citado pela RTP, que acrescentou: “As temperaturas altas estão também a criar mais trovoadas. Os raios dessas trovoadas é o que tem criado muito mais fogos nestes eventos extremos recentes”.

Não é o primeiro estudo que indica que as mudanças climáticas estão a provocar mais incêndios de grande dimensão. Uma investigação da Universidade de Berkeley, Califórnia, publicada há dois anos e meio na revista Science, indicava que o aquecimento global estava a aumentar o número de incêndios provocados por relâmpagos, no fenómeno conhecido como “trovoadas secas”.

O estudo estimava que, por cada grau de aumento na temperatura da terra, haveria um aumento de 12% no número de incêndios iniciados por trovoadas.  Assim, até ao final do século, haveria um aumento de 505 na ocorrência deste fenómeno.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.