[weglot_switcher]

True Friends: plataforma portuguesa ajuda a combater solidão

Os mais de seis mil utilizadores são todos gatos. Pessoas desconhecidas são interligadas através dos seus problemas e interesses. Criação de Miguel Fidalgo e incubada pela Nova SBE pretende combater isolamento social… através da tecnologia.
Fundador da True Friends, Miguel Figaldo | Cristina Bernardo
3 Janeiro 2025, 18h43

Uma vida com alguns obstáculos fez com que Miguel Fidalgo criasse algo para a comunidade portuguesa, mas que pode ser perfeitamente aplicável em qualquer lugar do mundo. Miguel é o fundador da True Friends, uma plataforma ao estilo de rede social onde é possível conhecer pessoas.

No entanto, a criação deste jovem empreendedor não é apenas uma plataforma qualquer. Quase podemos assemelhar a True Friends a um misto entre Tinder e Hi5 (estranho, talvez), mas Miguel explica-nos que a sua plataforma permite conectar pessoas sem qualquer julgamento. Como? Todos se apresentam enquanto um avatar de gato, por isso não há a perceção de julgar “o livro pela capa”.

Miguel contou-nos que a ideia surgiu a partir de uma experiência muito pessoal. “O meu pai morreu quando eu era novo e não teve amigos no funeral. Foi aí que percebi que o meu pai era uma pessoa que vivia em isolamento social”, explica ao Jornal Económico.

Não lhe agradando da ideia de ser colocado na ‘gaveta’ de rede social, o próprio empreendedor fala da sua criação enquanto uma plataforma. E como funciona? Basicamente, esta funciona enquanto sociedade, com as conexões a serem feitas com base nos interesses, valores e problemas que enfrentam, e é possível traçar amizade com alguém através de mensagens. Só quando as pessoas se sentem à vontade para partilhar mais sobre si é que existe a possibilidade de ‘desbloquear’ a partilha de imagens, áudios e vídeos, como nos adianta o responsável.

Portanto, existe um anonimato inicial total, o que permite um à vontade para se criar uma ligação através de interesses e experiência, em vez do julgamento inicial que muitos sentem. Para Miguel Fidalgo, esta abordagem permite uma comunicação saudável num ambiente seguro, onde quem está no centro são efetivamente as pessoas, e não as suas aparências.

A True Friends começou incubada na Nova SBE, o que permitiu dar um empurrão à ideia deste criador. Tem também a colaboração de instituições como a SOS Voz Amiga e a Voades. A ideia arrancou mesmo com uma base de utilizadores da Nova SBE: “isto até é capaz de resultar”, pensou o empreendedor, cuja aplicação se encontra nas principais lojas de aplicações.

Questionado sobre as pessoas serem gatos antes de se conhecerem, Miguel confidencia que a ideia surgiu de uma ligação através da própria rede. Com interesses em comum, Miguel e uma jovem interligaram-se através da plataforma e foram falando, partilhando experiências e diminuindo a solidão. Num momento em que se sentiam confortáveis, quiseram passar para um conhecimento mais pessoal, as características físicas.

Foi então que a rapariga lhe confidenciou que era portadora de nanismo (transtorno de baixa estatura). Para Miguel isso não foi um problema e desbloquearam então a amizade. Enquanto empreendedor, quis saber o que levou esta jovem a procurar a sua aplicação.

“Disse-me que tinha dificuldade em avançar com muitas conversas por causa do julgamento de que era vítima porque sofria de nanismo, e o anonimato da True Friends dava-lhe outra visibilidade. Contou-me que nas redes sociais usa fotografias dos seus animais, que são gatos, e a ideia surgiu por aí”, adianta-nos.

Foi então que Miguel Fidalgo tomou a decisão dos seus avatares serem gatos, longe da pressão da imagem perfeita que todos tentam obter em plataformas como Instagram, Facebook, TikTok e mesmo no X.

Ao ver o número de utilizadores da sua plataforma crescer, que atualmente já supera os seis mil, o jovem empreendedor sente que o isolamento social destas pessoas está um pouco mais esvanecido, por estar a oferecer um espaço seguro a quem tem receios e se vai afastando e isolando.

Veja a explicação do fundador da True Friends sobre a plataforma

@jornaleconomicoA True Friends é uma plataforma social onde os utilizadores só se conhecem se quiserem. Ao Jornal Económico, o fundador Miguel Fidalgo sustenta que a plataforma tem servido o seu propósito: ajudar a combater o isolamento social.♬ som original – jornaleconomico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.