[weglot_switcher]

Trump alcança recorde de doações em poucas horas após sentença do tribunal

A candidatura de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos recebeu 34,8 milhões de dólares em donativos nas horas seguintes a ser conhecida a decisão do tribunal de Nova Iorque, na passada quinta-feira. Trump foi considerado culpado das 34 acusações que recaíam sobre si.
Justin Lane/EPA via Lusa
31 Maio 2024, 18h20

A candidatura de Donald Trump ao cargo de presidente dos Estados Unidos da América recebeu 34,8 mil milhões de dólares (32 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual) em donativos, nas sete horas seguintes ao republicano ter sido considerado culpado da prática de 34 crimes.

Em causa estão os dados divulgados pela própria campanha, que indicam um recorde ao nível do valor angariado num só dia. O valor corresponde a perto do dobro daquele que era o recorde diário até esta quinta-feira, quando foi conhecida a sentença.

Foi precisamente na quinta-feira que um tribunal de Nova Iorque decretou que o ex-presidente, que é o mais provável candidato às eleições pelo Partido Republicano, é culpado das 34 acusações que lhe foram feitas. O processo remonta a 2016 e envolve a falsificação de documentos para disfarçar um pagamento para silenciar a atriz de filmes para adultos, Stormy Daniels.

O impacto da sentença é notório, principalmente se for tido em consideração que quase um terço (30%) destas doações chegaram de pessoas que nunca tinham doado para a campanha de Trump às presidenciais de 2024.

É de esperar que o político, agora com 77 anos, apresente recurso da decisão. A sentença final será lida a 11 de julho, ou seja, daqui a mais de um mês.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.