[weglot_switcher]

Trump entrega 812 milhões de dólares a startup americana com seis meses de vida

A Phlow foi fundada em janeiro de 2020, o que significa que está prestes a completar seis meses. A atribuição de uma quantia tão elevada para uma empresa considerada “nova” está a causar surpresa nos Estados Unidos.
20 Maio 2020, 17h20

Com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de um medicamento anti-coronavírus o governo norte-americano decidiu financiar uma start-up, fundada em janeiro deste ano, através da doação de 812 milhões de euros. Outro dos objetivos passa por diminuir a importação de medicamentos do estrangeiro, segundo o “Business Insider”.

A Phlow, empresa em questão, foi fundada em janeiro de 2020, o que significa que está prestes a completar seis meses. A atribuição de uma quantia tão elevada para uma empresa considerada “nova” está a causar surpresa nos Estados Unidos. A escolha da empresa à qual seria atribuído o financiamento ficou a cargo da Autoridade de Pesquisa e Desenvolvimento Avançada.

Eric Edwards, co-fundador e presidente-executivo da Phlow, em declarações à AP que “muitos americanos não percebem o quão dependente os Estados Unidos são dos fabricantes estrangeiros para os seus medicamentos, uma situação que a Phlow quer mudar”.

O secretário de Saúde e Serviços Humanos, Alex Azar, reforçou esta preocupação através de um comunicado “a pandemia de Covid-19 relembrou-nos que as ameaças à saúde ou a outras fontes de instabilidade podem colocar em risco as cadeias de fornecimento de medicamentos aos Estados Unidos, potencialmente colocando em risco a saúde dos americanos”.

O contrato inicial é de 354 milhões de dólares (322 milhões de euros) para aumentar o fornecimento de medicamentos produzidos nos Estados Unidos em quatro anos. O contrato inclui ainda a opção de prorrogação por 10 anos, podendo ascender aos 812 milhões de dólares (738 milhões de euros). Caso se atinja o valor, seria uma das maiores doações feitas pelo governo americano.

A empresa vai produzir os ingredientes chave para a criação de medicamentos necessários para o tratamento de pacientes com Covid-19, de acordo com a CBS News. Os medicamentos serão fabricados em instalações nos Estados Unidos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.