A Fox News relatou, esta segunda-feira, que foi detetado um movimento militar na Coreia do Norte, pelos satélites norte-americanos. De acordo com o site de notícias, esse movimento deverá ser de dois mísseis de cruzeiro anti-navio para um barco de patrulha. Numa entrevista ao programa “Fox and Friends”, a embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Nikki Haley, afirmou que a informação por eles divulgada se tratava de “informação confidencial e o facto de estar num jornal é uma vergonha”, acrescentando que “é incrivelmente perigoso que informações destas saiam para a imprensa desta maneira”.
U.S. spy satellites detect North Korea moving anti-ship cruise missiles to patrol boat https://t.co/BPFXsLffgy
— FOX & friends (@foxandfriends) August 8, 2017
Mas não fica por aqui. Donald Trump, que em maio passado acusou os órgãos de comunicação social de fabricarem as fugas de informações, havia partilhado o tweet da Fox News horas antes da entrevista da embaixadora. Segundo alegou à CNN o democrata Ted Liu, “só porque uma informação vai parar à imprensa não significa que deixe de ser informação confidencial, portanto o presidente não devia estar a tweetar informação confidencial apenas e só porque é o presidente”.
It is my opinion that many of the leaks coming out of the White House are fabricated lies made up by the #FakeNews media.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) May 28, 2017
A informação acabou por ser confirmada por um oficial da defesa norte-americana a alguns órgãos de comunicação, acrescentando que foram armados dois navios, algo que não acontecia desde 2014, levando-os a crer que os norte-coreanos se preparam para utilizar os mísseis em testes.
Esta situação ocorreu quatro dias após o presidente dos EUA ter elogiado o procurador geral Jeff Sessions, no combate às fugas de informação.
After many years of LEAKS going on in Washington, it is great to see the A.G. taking action! For National Security, the tougher the better!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) August 5, 2017
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com