[weglot_switcher]

Trump promete desbloquear TikTok nos Estados Unidos após tomar posse

O presidente norte-americano propôs também uma solução inovadora: uma empresa comum em que os EUA manteriam uma participação de 50%.
1 – Tik Tok (850 milhões de downloads)
19 Janeiro 2025, 16h35

O presidente eleito dos Estados Unidos da América, Donald Trump, afirmou este domingo na plataforma Truth Social que que vai emitir uma ordem executiva quando tomar posse, amanhã, dia 20, para permitir que o TikTok volte a funcionar no país.

Trump propôs também uma solução inovadora: uma empresa comum em que os EUA manteriam uma participação de 50%. A atual crise tem origem em preocupações de segurança nacional relacionadas com as raízes chinesas da ByteDance, a empresa-mãe do TikTok.

O CEO da TikTok, Shou Chew, que deverá assistir à tomada de posse de Trump agradeceu ao presidente eleito o seu empenho em trabalhar numa solução. Por outro lado, Elon Musk comentou que a balança não está equilibrada porque, embora defenda a não proibição do TikTok nos EUA, o X não está autorizado a operar na China.

Recorde-se que o Supremo Tribunal dos Estados Unidos deu ordem para o TikTok deixar de funcionar a partir deste domingo, 19 de janeiro, invocando motivos de segurança nacional, e a rede social de origem chinesa já veio confirmar que vai deixar de funcionar nos aparelhos norte-americanos.

Trump chegou a tentar proibir a TikTok durante o seu primeiro mandato, entre 2017 e 2021, devido a preocupações com a segurança nacional. Acabou, no entanto, por mudar de opinião.

Trump entrou no TikTok durante a campanha presidencial de 2024 e a sua equipa usou-o para se ligar aos eleitores mais jovens, especialmente aos do sexo masculino, divulgando conteúdo machista. O republicano prometeu “salvar o Tik Tok” durante a campanha e deu crédito à plataforma por o ajudar a ganhar mais votos dos jovens.

A plataforma conta com 170 milhões de utilizadores nos Estados Unidos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.