[weglot_switcher]

Trump quer alternativas à SpaceX em projeto anti-mísseis

A equipa de Donald Trump acelera a procura por alternativas depois da zanga pública entre Trump e Musk e depois de o empresário ter criado um terceiro partido político nos EUA.
Tesla Elon Musk Donald Trump
FILE PHOTO: Tesla CEO and X owner Elon Musk speaks as Republican presidential nominee and former U.S. president Donald Trump looks on during a rally at the site of the July assassination attempt against Trump, in Butler, Pennsylvania, U.S., October 5, 2024. REUTERS/Carlos Barria/File Photo
22 Julho 2025, 12h56

A Casa Branca está à procura de alternativas à SpaceX no programa ‘Golden Dome‘, um sistema de defesa nacional anti-mísseis.
A equipa de Donald Trump está agora a olhar para outras empresas, à medida que se prepara para libertar a primeira tranche de financiamento na ordem dos 25 mil milhões de dólares.
Uma das hipóteses é o Project Kuiper da Amazon de Jezz Bezos, que vale 10 mil milhões de dólares, e que foi criado por gestores despedidos da Starlink por Elon Musk, segundo a “Reuters”.
Outras alternativas são os gigantes do setor da defesa, como a Lockheed Martin, Northrop Grumman e a L3Harris.
Os sistemas da SpaceX – Starlink e Starshield – tornaram-se cruciais nas comunicações militares dos EUA. Mas a zanga pública entre Trump e Musk no início de junho está a levar a Casa Branca a acelerar a procura de alternativas. Mesmo antes da zanga, responsáveis do Pentágono e da Casa Branca consideravam que era errado ficar dependente de um único fornecedor em várias partes do ambicioso programa que vale um total de 175 mil milhões de dólares.
No entanto, o tamanho da constelação Starlink – com 9 mil satélites em órbita – coloca a companhia como a favorita.  Já o Project Kuiper conta com 78 satélites em órbita dos 3 mil que planeia lançar.
RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.