[weglot_switcher]

Trump vs China. Casa Branca deverá aprovar lei para proibir uso de equipamentos da Huawei

O presidente norte-americano deverá assinar esta semana um impedimento às empresas dos Estados Unidos de usarem equipamentos eletrónicos que possam comprometer a segurança nacional, segundo a Reuters.
15 Maio 2019, 09h25

O presidente norte-americano deverá assinar esta semana uma ordem executiva que impede as empresas dos Estados Unidos de usarem equipamentos de telecomunicações feitos por organizações que representem um risco para a segurança nacional.

À “Reuters”, três fontes oficiais do governo adiantaram que esta medida – que está em cima da mesa há mais de um ano – é uma porta aberta à proibição de fazer negócios com a chinesa Huawei. A agência noticiosa esclarece que, ainda assim, a norma não faz referência a países ou empresas específicas.

A ordem em causa, que está a ser preparada pelo Departamento de Comércio e outras agências do governo norte-americano, invoca a Lei dos Poderes Económicos Internacionais de Emergência, um diploma federal que foi promulgado a 28 de outubro de 1977 e que autoriza o presidente a regular o comércio em situações de emergência nacional, isto é, em resposta a qualquer ameaça incomum e extraordinária aos Estados Unidos por parte de estrangeiros.

Os Estados Unidos têm pressionado a comunidade internacional a não usar equipamentos da Huawei em redes 5G por considerarem “indignos de confiança”. Em agosto, Donald Trump assinou uma lei que barrou o próprio governo dos EUA de usar equipamentos da Huawei e da ZTE.

Numa altura de fricção entre as duas maiores potências mundiais por causa do aumento das taxas alfandegárias, a decisão de banir empresas internacionais pode gerar uma nova crise sino-americana e fazer escalar a guerra comercial.

https://jornaleconomico.pt/noticias/huawei-revolucao-do-5g-vai-chegar-a-500-milhoes-de-utilizadores-ate-2022-434121

https://jornaleconomico.pt/noticias/respostas-rapidas-porque-e-que-os-eua-estao-a-apertar-o-cerco-aos-chineses-da-huawei-421066

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.