Turismo em Portugal continuou a crescer no primeiro semestre

Os maiores crescimentos em proveitos na primeira metade de 2019 foram registados no Alentejo (16,2%), no Norte (13,2%) e também nos Açores (11,6%).

A actividade do setor do turismo em Portugal continuou a crescer no primeiro semestre de 2019, “depois de números recorde em 2018”, sublinha um comunicado do Ministério da Economia.

“A atividade turística continua a crescer a bom ritmo em 2019, o que é especialmente notável depois dos crescimentos dos últimos anos”, destaca o referido comunicado.

De acordo com esse documento, “em junho último, de acordo com o INE [Instituto Nacional de Estatística], a atividade turística registou um crescimento expressivo face ao mesmo mês do ano passado”.

O Ministério da Economia explica que na primeira metade deste ano “os hóspedes registaram um crescimento de 9,7%, as dormidas aumentaram 5,6% e os proveitos cresceram 11,8%”.

“Se compararmos com o mesmo período de 2015, verifica-se um aumento de 43,5% em hóspedes e de 68,7% em proveitos no primeiro semestre de 2019”, adianta o referido comunicado, sem se precisarem os valores absolutos.

O mesmo documento acrescenta que, “no acumulado do primeiro semestre de 2019, os hóspedes cresceram 7,6%, as dormidas 4,7%, e os proveitos aumentaram 7,9%”.

“Os mercados que mais cresceram em dormidas no primeiro semestre foram os EUA (21,2%), o Canadá (15,9%), a China (15,9%), o Brasil (11,5%) e Itália (10,8%), mostrando a capacidade de diversificação de mercados que estamos a conseguir implementando a Estratégia que definimos para o Turismo (Turismo 2027)”, revela o comunicado em questão.

De acordo com as informações do Ministério da Economia, o Reino Unido registou um crescimento de 1,6% de dormidas nos primeiros seis meses do ano.

“Os resultados de primeiro semestre mostram que estamos a conseguir abrir o mapa turístico de Portugal e a reduzir a sazonalidade, com os maiores crescimentos em proveitos a serem registados no Alentejo (16,2%), no Norte (13,2%) e também nos Açores (11,6%)”, adianta o referido comunicado.

Para a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, “estes resultados do primeiro semestre de 2019 mostram que a atividade turística continua com grande dinamismo, a crescer ao longo do território e ao longo de todo o ano, mesmo depois de um ano de recordes como foi 2018″.

“Portugal é cada vez mais um destino imperdível nos 365 dias do ano, e a estratégia de diversificação de mercados que estamos a seguir, atraindo turistas de mercados que deixam mais valor e que viajam ao longo de todo o ano, está a tornar a atividade turística cada vez mais sustentável”, assegura Ana Mendes Godinho.

 

Ler mais
Recomendadas

Sindicato preocupado com não renovação de contratos a termo na Autoeuropa

“Fala-se em 120 trabalhadores, mas só na quinta-feira teremos, ou não, confirmação destes números. Estamos preocupados porque há centenas de trabalhadores que estão a terminar os contratos a prazo na Autoeuropa”, alertou o SITESUL.

Associação vê “com agrado” proposta de alargamento dos beneficiários da ADSE

A Associação 30 de Julho, que representa os beneficiários, defende que a extensão deverá abranger de imediato os contrato individuais de trabalho das entidades públicas empresariais do Estado, como o SNS e as autarquias.

Bordado Madeira com quebras de entre 30 a 40% na comercialização

Em 2019, a comercialização chegou aos 545 mil euros mas, este ano, a Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, estima que se fique pelos 300 mil euros.
Comentários