Turismo português promove-se em Paris num ritmo ‘slow’

Portugal vai estar presente com a maior delegação de sempre na ‘Fête des Vendanges’, que vai decorrer de 11 a 13 de outubro, em Montmartre, Paris. “Portugal vai a Paris promover um turismo… ‘slow’. É com o pão de ló, os doces conventuais, as bolachas e biscoitos, os queijos, o mel e as compotas, os […]

Paris, França – 130 euros

Portugal vai estar presente com a maior delegação de sempre na ‘Fête des Vendanges’, que vai decorrer de 11 a 13 de outubro, em Montmartre, Paris.

“Portugal vai a Paris promover um turismo… ‘slow’. É com o pão de ló, os doces conventuais, as bolachas e biscoitos, os queijos, o mel e as compotas, os licores, os fumeiros e enchidos, as fogaças e os vinhos, entre muitos outros produtos, que o País, pela primeira vez representado de Norte a Sul, vai ao encontro dos parisienses, a um dos pontos de encontro mais esperados do ano: a Fête des Vendanges, em Montmartre, de 11 a 13 de outubro”, destaca um comunicado da organização desta participação.

A delegação deste ano integra os municípios da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a Comunidade Intermunicipal do Oeste, Palmela, Guarda, Torres Vedras, Reguengos de Monsaraz, Pinhel, Lagoa, Albufeira, Lagos, a AMPV – Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, a RECEVIN – European Network of Wine Cities e a Confraria do Vinho de Carcavelos.

Este é o terceiro ano consecutivo de participação nacional, com a organização da My Genuine Portugal, empresa de duas luso descendentes, Ana Sofia Oliveira e Dina Carvalho Sanches.

“Portugal vai estar representado no ‘Percurso do Gosto’, com quase 100 metros quadrados, mesmo em frente à Basílica do Sacre Coeur, entre os mais de 1.200 metros quadrados de expositores que procuram cativar os mais de 500 mil visitantes que o evento movimenta, que o tornam um dos mais emblemáticos de gastronomia e vinhos de Paris”, destaca o referido comunicado, acrescentando que “provas, degustações e venda de produtos, vão preencher o fim de semana em Montmartre”.

“É a primeira vez que temos uma representatividade tão completa do nosso país na ‘Fete des Vendanges’! São 10 municípios e duas Comunidades Intermunicipais, que tornam a presença portuguesa a maior de sempre, reforçando a importância deste mercado, em geral, e deste evento, em particular, para a promoção do nosso país”, adianta Ana Sofia Oliveira.

Para Dina Carvalho Sanches, “a aposta na promoção dos produtos ‘premium’ do nosso país tem-se revelado ganha”.

“Quando há três anos abraçámos o desafio de mostrar aos parisienses o outro lado de um país desconhecido estávamos certas que não iriam resistir e é com muito agrado que percebemos que há recetividade de Paris e que os nossos parceiros de Portugal aderem com afinco a estas ações de contacto direto com os franceses”, acrescenta esta responsável.

De acordo com o referido comunicado, “esta ação da My Genuine Portugal integra-se na estratégia do Turismo de Portugal para o mercado francês que quer alargar o leque de opções e encaminhar os franceses para fora dos grandes centros urbanos, a partir da gastronomia e dos vinhos”.

“Paris é a principal cidade emissora de turistas franceses para Portugal, juntamente com Lyon e Nantes. Em 2018, o mercado foi responsável por 1,6 milhões de hóspedes, 4,5 milhões de dormidas e 2.726 milhões de euros de receitas turísticas”, assinala o mesmo comunicado, adiantando que se prevê que até 2021 o mercado de turistas franceses para Portugal “cresça mais 2,2% acompanhado de igual aumento nos gastos turísticos”.

As organizadoras da presença nacional na ‘Fête des Vendanges’ assinalam ainda que saem de França 620 voos por semana para Portugal.

 

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