[weglot_switcher]

Turismo: Siza anuncia nova linha de 150 milhões e apoio a fundo perdido de 15 mil euros por empresa

“Vamos lançar, nas próximas semanas, uma nova linha de crédito de apoio à tesouraria” das empresas do setor turístico, disse o ministro da Economia. Além disso, será lançado nos próximos dias o programa “Adaptar Turismo”, que funcionará como “um incentivo financeiro a fundo perdido aos investimentos no sector, num montante de até 15 mil euros por empresa”.
  • Harry Murphy/Web Summit
27 Setembro 2021, 17h31

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) organizou a Conferência Dia Mundial do Turismo – Retomar o crescimento, que decorre esta segunda-feira, no Convento de São Francisco, em Coimbra, e na sessão de abertura, Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, anunciou o Governo vai lançar uma nova linha de crédito de 150 milhões de euros para o turismo.

“Vamos lançar, nas próximas semanas, uma nova linha de crédito de apoio à tesouraria” das empresas do setor turístico, anunciou o ministro da Economia.

À margem da conferência, o governante explicou que esta linha terá um valor de 150 milhões de euros e que serve para “reforçar a oferta já existente” para as pequenas, médias e grandes empresas (PME).

O ministro reconheceu que as linhas de crédito não chegam porque as empresas precisam de reforçar os seus capitais próprios. “O apoio à recapitalização das empresas poderá ocorrer agora, numa altura em que já temos acordadas as condições com a União Europeia dos apoios do Estado a essa recapitalização”, disse ainda.

“Durante o terceiro trimestre lançaremos o programa de recapitalização estratégica que apoiará a recomposição do capital das empresas através de instrumentos de capital e quase-capital”, revelou.

O Governo vai ainda apoiar a redução do endividamento (ao abrigo das linhas Covid) das empresas afectadas pela pandemia, num programa que designou de “Reforçar”, e que estará em funcionamento no início do próximo ano, antes de terminarem os períodos de carência de capital das Linhas de Crédito Covid.

Além disso, será lançado nos próximos dias o programa “Adaptar Turismo”, que funcionará como “um incentivo financeiro a fundo perdido aos investimentos no sector para melhor resposta às novas necessidades. Num montante de até 15 mil euros por empresa”, anunciou o ministro. Trata-se assim de um novo sistema de incentivos a empresas do sector, que servirá para fazer fomentar pequenos investimentos de forma a que as empresas adequem as suas ofertas às novas condições de operação, explicou depois Siza Vieira que adiantou também que continuarão a executar o Programa “Reactivar Turismo”.

O ministro da Economia falou ainda da Linha Retomar, com garantia estatal, que servirá para apoiar as empresas dos sectores mais afectados pela pandemia na reestruturação dos seus créditos no fim das moratórias.

“Numa altura, em que nas próximas semanas, bancos e empresas dos sectores mais afectados terão de acordar as novas condições dos seus financiamentos sob moratória, o Estado dá um incentivo para assegurar que os bancos podem fazer este esforço de reestruturação ou de refinanciamento desta dívida em função das necessidades das empresas, disse Siza Vieira.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.