[weglot_switcher]

Turismo: Siza Vieira reforça linhas de apoio às PME com 350 milhões de euros

O programa VIP.PT apoia medidas, ações e projetos de promoção turística, que visem a valorização e divulgação da oferta turística nacional dirigidos aos canais de distribuição nos diversos mercados emissores, mediante a realização de campanhas de marketing de destinos regionais.
Harry Murphy/Web Summit
21 Novembro 2019, 11h23

Com o objetivo de debater o futuro do setor do Turismo em Portugal e particularmente o papel da hotelaria no seu desenvolvimento, a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal reuniu mais de 400 hoteleiros vindos de todo o país, no 31.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo que decorre em Viana do Castelo até à próxima sexta-feira, dia 22.

Em resposta ao mote do congresso – “Portugal: preparar o amanhã”, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira trouxe otimismo, certo de que “será possível continuar a ter sucesso, a crescer, juntado os esforços das políticas públicas com o trabalho dos agentes privados”.

Continuar a apoiar as empresas, sobretudo as PME, através dos instrumentos financeiros públicos, nomeadamente com o reforço do Programa Programa VIP – Valorização, Inovação e Promoção Turística para captação e promoção de rotas aéreas, marítimas e operações turísticas, com uma dotação de 10 milhões de euros.

O programa VIP.PT apoia medidas, ações e projetos de promoção turística, que visem a valorização e divulgação da oferta turística nacional dirigidos aos canais de distribuição nos diversos mercados emissores, mediante a realização de campanhas de marketing de destinos regionais.

Deste programa constam medidas como “a possibilidade de estender o apoio por um período de quatro anos (anterior versão apoia até três anos de operação), no caso de baseamento de aeronaves nos aeroportos dos Açores, Madeira e Algarve; o reforço do apoio de campanhas de marketing em novas operações para os destinos Açores e Madeira; reforço do apoio de campanhas de marketing em novas operações que incluam o período de inverno para o destino Algarve; e ainda, o estímulo à entrada de novos concorrentes em operações aéreas já existentes.

O ministro anunciou ainda, sobre a Linha de Apoio à Requalificação da Oferta (linha de crédito sindicada entre o Turismo de Portugal e 12 Instituições de Crédito), um reforço nos próximos quatro anos de 250 milhões de euros, sendo que com esta linha já foram apoiados projetos no valor total de 375 milhões de euros. Esta linha aponta o foco para “requalificação e reposicionamento competitivo das empresas; desenvolvimento de projetos de investimento inovadores; desenvolvimento de estratégias que incorporem a dimensão do digital e o valor da sustentabilidade (que promovam a transição energética, a descarbonização da economia e a economia circular).

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.