Uber com mais reclamações. Queixas aumentaram 112% até maio

Os consumidores denunciaram ao Portal da Queixa 12 falhas no serviço, sete irregularidades na emissão de faturas e 10 débitos realizados sem pedido de transporte, por exemplo.

As reclamações à Uber no Portal da Queixa aumentaram 112% nos primeiros cinco meses deste ano face ao período homólogo de 2017. A rede social de consumidores registou 70 queixas até maio, o que compara com as 33 do ano passado. A Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros (Antral), por outro lado, soma 36 reclamações em 2018.

Através de uma análise às duas entidades de transporte de passageiros em veículos ligeiros do país, este portal concluiu que as mesmas se encontram com uma diferença de apenas 56 queixas, um facto que coloca a associação representativa dos táxis “em evidência”.

“Ambas as empresas de mobilidade no transporte de passageiros em veículos ligeiros apresentam os mesmos motivos de insatisfação por parte dos seus utilizadores, mas em escalas diferentes”, explica o Portal da Queixa. Entre os principais motivos estão cobranças indevidas e tarifas abusivas, falhas nas emissões de faturas, irresponsabilidades e má educação dos motoristas. No caso da Uber 28 denúncias foram relativas a cobranças indevidas e tarifas abusivas e no da Antral 11.

Exemplo de uma queixa apresentada à Uber:

Serve o presente para reportar uma irregularidade referente a uma tarifa que me foi cobrada ontem à noite pela Uber percurso de Lisboa a Oeiras num valor superior a 60 euros. De sublinhar que, horas antes fiz o mesmo percurso (Oeiras -Lisboa) por cerca de 16€ (tenho comprovativos de tudo), num operador da concorrência, o que é manifestamente desajustado e abusivo. Não consigo entrar em contato diretamente com um serviço de assistência deste operador e tive de enviar uma mensagem cujo campo não era o adequado para esta situação concreta a solicitar que procedam à revisão da tarifa aplicável e à cobrança do justo valor, sob pena de proceder a uma reclamação junto do regulador do respetivo setor, da defesa do consumidor e das demais instâncias competentes” (25 de abril de 2018)

Relacionadas
Uber reforça operação no Algarve e prevê crescimento de 300% na região
Presente em Portugal desde julho de 2014, a multinacional norte-americana encara a região do Algarve como “um dos principais destinos de férias na Europa” e, por isso, reforça a sua atividade na região.
CTT lideram ranking de reclamações mensais no Portal da Queixa
Desde o início do ano, foram registadas mais de três mil queixas contra os CTT e CTT Expresso. Reclamações referentes a encomendas via Yanwen aumentaram em maio. Centenas de artigos chegam a Portugal, mas não aos consumidores.
Recomendadas
Mais de 90% dos consumidores já comprou online, revela estudo
O Portal da Queixa revela que a grande maioria dos portugueses já adquiriu algum produto ou serviço pela internet. Mas o aumento das compras online tem o reverso da medalha: um aumento significativo do número de reclamações. Em apenas seis meses , foram registadas 4 mil reclamações pela a maior rede social de consumidores em Portugal.
Saiba como fazer um check-up gratuito aos seus eletrodomésticos
Serviço ‘Funciona’ é a nova disponibilidade para os clientes EDP Comercial sem custos adicionais e permite identificar o potencial de poupança dos principais equipamentos domésticos, bem como apresentar as soluções mais eficientes que permitem reduzir a fatura de energia.
Um em cada dois pagamentos na Europa já são ‘contactless’
Em Portugal, o número de transações ‘contactless’ duplicou de 2017 para 2018, o que demonstra a adesão dos consumidores às novas tecnologias, consideradas mais seguras e convenientes.
Comentários